Brasil é um dos países em que mais se mata jovens — Rádio Senado

Brasil é um dos países em que mais se mata jovens

LOC: O BRASIL É UM DOS PAÍSES EM QUE MAIS SE MATA JOVENS E MAIS MORREM POLICIAIS NOS CONFRONTOS COM A POLÍCIA.

LOC: COM A EXPANSÃO DO MODELO DE GUERRA ÁS DROGAS, EM CINCO ANOS MAIS DE 11 MIL JOVENS FORAM MORTOS EM CONFLITOS. PARA COMPARAÇÃO, NOS ESTADOS UNIDOS, LEVOU-SE 30 ANOS PARA MORRER O MESMO NÚMERO DE PESSOAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.

TEC: A audiência da CPI do Senado sobre Assassinato de Jovens realizada nesta 2ª feira, 15 de junho, mais uma vez denunciou o alto número de mortos e encarcerados desde o início da chamada "Guerra às Drogas". Os palestrantes confirmaram que quase 77% dos jovens mortos são negros, do sexo masculino e das classes D e E. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia e presidente da CPI, enfatizou que na Guerra às Drogas, quem vai para a cadeia geralmente é o criminoso de menor poder ofensivo: 

(LIDICE): A guerra às drogas que põe na cadeia o pequeno traficante e o consumidor e nunca, ou muito raramente, os grandes traficantes, os grandes responsáveis pela transação final, pelo dinheiro. 

(PENNA): Cláudio Vieira da Silva, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, destacou os crimes que mais levam à detenção dos jovens: (CLÁUDIO 0:10): O primeiro lugar, 42% é roubo, o segundo lugar é tráfico. É o que mais prende adolescentes no Brasil hoje. E homicídio, com 9 ponto 23 (%).

(REOPÓERTER): Larissa Borges, da Secretaria de Ações Afirmativas, deu destaque aos números de mortos da chamada Guerra às Drogas, em que morreram mais 11 mil 700 pessoas em cinco anos em conflitos com as polícias. 

(LARISSA): 490 policiais tiveram morte violenta no ano de 2013. Nos últimos cinco anos, há a soma de 1.770 policiais vitimados. No mesmo período, a polícia brasileira matou o equivalente ao que os policiais americanos mataram em 30 anos. 

(REOPÓERTER): Walmy Júnior, do Conselho Nacional da Juventude, ainda destacou que os jovens que estão morrendo na Guerra às Drogas seriam a futura força de trabalho do país: 

(WALMY): Essa juventude que está sendo exterminada, ela mata os seus jovens na fase de vida.  

(REOPÓERTER): O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, pediu que sejam cruzados os números de jovens envolvidos em assassinatos com o número de assassinatos no Brasil para se chegar a qual o número assassinatos praticados por jovens.
16/06/2015, 08h11 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 08h11
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00