Brasil deve comemorar em julho a Semana Nacional da Agricultura Familiar — Rádio Senado
Agricultura familliar

Brasil deve comemorar em julho a Semana Nacional da Agricultura Familiar

A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados inclui no calendário oficial a semana Nacional da Agricultura Familiar, celebrada na semana em que cair o 24 de julho. Nesta data, em 2006, foi sancionada a política Nacional de Agricultura Familiar. A relatora da proposta, senadora Regina Sousa (PT-PI), explicou que durante as comemorações devem ser organizadas palestras e atividades para debater temas de interesse dos agricultores e pequenos produtores, como crédito rural, cooperativismo, a oferta de veterinários e agrônomos e a distribuição de sementes e adubo. Regina Sousa disse que no Brasil a agricultura familiar emprega pelo menos cinco milhões de famílias e é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população. A proposta aprovada na Comissão de Educação segue agora para o plenário do Senado. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado.

12/06/2018, 13h09 - ATUALIZADO EM 12/06/2018, 13h09
Duração de áudio: 01:24
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 19 itens. Na pauta o PLS 410/2017, que isenta cobrança de direitos autorais às rádios comunitárias.

À mesa, presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) conduz reunião.

Bancada:
senadora Regina Sousa (PT-PI);
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); 
senador Paulo Rocha (PT-PA); 
senador Lindbergh Farias (PT-RJ); 
senadora Fátima Bezerra (PT-RN); 
senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O BRASIL PODE COMEMORAR EM JULHO A SEMANA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE SER ANALISADA AGORA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados inclui no calendário oficial a Semana Nacional da Agricultura Familiar, celebrada na semana em que cair o dia 24 de julho. Nesta data, em 2006, foi sancionada a política Nacional de Agricultura Familiar. A relatora da proposta, senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, explicou que durante as comemorações devem ser organizadas palestras e atividades para debater temas de interesse dos agricultores e pequenos produtores, como crédito rural, cooperativismo, a oferta de veterinários e agrônomos e a distribuição de sementes e adubo. Regina Sousa destacou a importância da agricultura familiar na criação de empregos e renda e no combate à fome no País. (Regina Sousa) “A agricultura familiar emprega no Brasil pelo menos 5 milhões de famílias e é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população. A propriedade agrícola familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do país mas ocupa apenas 24% do total da área utilizada por empreendimentos agropecuários.” (Repórter) A proposta aprovada na Comissão de Educação segue agora para o plenário do Senado. PLC 4/2017

Ao vivo
00:0000:00