“Quarto de despejo” em quadrinhos: HQ inteiramente produzida por mulheres negras
Em 2024, a famosa escritora Carolina Maria de Jesus faria 110 anos. Para não deixar essa data em branco, a editora Ática acaba de relançar a obra “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”, em versão inédita de história em quadrinhos (HQ). Com o roteiro de Triscila Oliveira, ilustrações de Vanessa Ferreira e artes finais de Hely de Brito e Emanuelly Araujo, a obra propõe um novo olhar para o clássico da literatura brasileira. A adaptação já está disponível nas livrarias e portais de livros.
No Autores e Livros dessa semana, Triscila Oliveira e Vanessa Ferreira trazem os detalhes da produção dessa graphic novel.
O programa destaca também o romance “Cantagalo”, da mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. “Cantagalo” narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20, marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais.
Autores no programa: Triscila Oliveira, Vanessa Ferreira, Fernanda Teixeira Ribeiro e Ana Cruz.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, BEM-VINDOS A MAIS UM AUTORES E LIVROS. HOJE, TEMOS HISTÓRIA EM QUADRINHOS, PRÊMIO REVELAÇÃO LITERÁRIA E POESIA. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
EM 2024, A FAMOSA ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS FARIA 110 ANOS. PARA NÃO DEIXAR ESSA DATA EM BRANCO, A EDITORA ÁTICA ACABA DE RELANÇAR A OBRA “QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA”, EM VERSÃO INÉDITA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ).
COM O ROTEIRO DE TRISCILA OLIVEIRA, ILUSTRAÇÕES DE VANESSA FERREIRA E ARTES FINAIS DE HELY DE BRITO E EMANUELLY ARAUJO, A OBRA PROPÕE UM NOVO OLHAR PARA O CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA. A ADAPTAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS.
A EDIÇÃO DA EDITORA ÁTICA CONTA COM 90 PÁGINAS ILUSTRADAS, ADAPTANDO O DIÁRIO PESSOAL DE CAROLINA AO UNIVERSO DAS HQS. NO LIVRO, ELA NARRA SUA ROTINA COMO CATADORA DE PAPEL NA FAVELA DE CANINDÉ, EM SÃO PAULO, ABORDANDO DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, CLASSE E RAÇA, ALÉM DE TRAÇAR AS DIFICULDADES DA MATERNIDADE FRENTE À DESIGUALDADE SOCIAL.
ALICE OLIVEIRA, DA EQUIPE DA RÁDIO SENADO, CONVERSOU COM A TRISCILA E A VANESSA. VAMOS ACOMPANHAR.
ESSA ENTÃO FOI A ENTREVISTA COM TRISCILA OLIVEIRA E VANESSA FERREIRA SOBRE A ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DE “QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS.
RELEMBRANDO, A OBRA, PUBLICADA PELA EDITORA ÁTICA, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS.
BG
A GENTE FAZ AGORA UMA BREVE PAUSA PARA O INTERVALO E DAQUI A POUCO O AUTORES E LIVROS VOLTA.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA! SOU ANDERSON MENDANHA E FALO AGORA DE NOVOS TALENTOS LITERÁRIOS.
O ROMANCE “CANTAGALO”, ESCRITO PELA MINEIRA FERNANDA TEIXEIRA RIBEIRO, FOI A OBRA VENCEDORA DO 9º DO PRÊMIO REVELAÇÃO LITERÁRIA UCCLA-CMLISBOA - NOVOS TALENTOS, NOVAS OBRAS EM LÍNGUA PORTUGUESA.
COMO PRÊMIO, A BRASILEIRA TERÁ SUA OBRA PUBLICADA EM PORTUGAL PELA EDITORA GUERRA E PAZ E PARTICIPARÁ COMO CONVIDADA DO ENCONTRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM CABO VERDE.
FERNANDA RIBEIRO FALA UM POUCO DESSE PRÊMIO E DO ROMANCE “CANTAGALO” PRA GENTE.
“CANTAGALO”, DE FERNANDA TEIXEIRA RIBEIRO, EM BREVE VAI ESTAR DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS E PORTAIS DA INTERNET.
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE ESSE LIVRO, ACESSE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS.
BG
E, AGORA, VAMOS COM A POESIA DO ENCANTOS DE VERSOS.
OLÁ!. HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ POEMAS DA MINEIRA ANA CRUZ. OP: https://www.youtube.com/watch? v=I3fi3gzAW_8&t= 3s&ab_channel=InstrumentalSescBrasil
LOC: NATURAL DE VISCONDE DO RIO BRANCO, EM MINAS GERAIS, ONDE NASCEU EM 1968, ANA CRUZ ESTREOU NA POESIA EM 1997 COM O LANÇAMENTO DO LIVRO E...FEITO DE LUZ. EM 1999, PUBLICOU COM O PERDÃO DA PALAVRA; EM 2001 VEIO A LUME MULHERES Q’ REZAM. EM 2008, FOI A VEZ DE GUARDADOS DA MEMÓRIA E, EM 2016, EU NÃO QUERO FLORES DE PLÁSTICO. ANA CRUZ É REPRESENTANTE DA VERTENTE MAIS CONTEMPORÂNEA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SEUS ESCRITOS EXPÕEM MEMÓRIAS, EXALTA O EMPODERAMENTO FEMININO NEGRO E EXPRESSA O AMOR PELA CULTURA E COSTUMES AFRICANOS. É O QUE VOCÊ CONFERE NOS VERSOS DE RETINTA: OP: https://www.youtube.com/watch?v= I3fi3gzAW_8&t=3s&ab_channel=InstrumentalSescBrasil - Duo Nazário | Africana (Lelo Nazário) | Instrumental SESC Brasil - POEMA 1
Mãe preta, bonita, sorriso longo, completo,Nem parece que passou por tantas,Deu um duro danado entre a roça e os bordadosVirou ao avesso para não desbotar.Dizia, não com soberba: não esfrego chão dessas Senhoras.Essa gente coloniza.Se a pessoa não tiver orgulho de ser assim Zulufica domesticada.Sem opinião. Se autodeprecia, adoece.
LOC: A POÉTICA DE ANA CRUZ É MARCADA PELA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E PELA CULTURA ANCESTRAL. SEGUNDO A AUTORA, “A LITERATURA É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O RESGATE DA IDENTIDADE NACIONAL DO NEGRO”. PROVA DISSO ENCONTRAMOS EM LINGUARUDA: OP: - POEMA 2https://www.youtube.com/watch?v=cJjk5aVze1c&list=PL9Q1YXtVVQStoZqylRpVb5riwMpU_ae8T&index=2
Eu sou uma preta, muito negra brilhante e cintilante, faço
verso com requinte para o deleite das pessoas que amam a
vida e fazem das tripas coração, para prosseguir ampliando a estética do mundo que, sabe Deus ou " Olorum”, pela perfeição de sua criação. Sou preta, muito negra, faço verso muito prosa. Por sermos assim retintos, somos tratados a
ferro e fogo. Subvertemos a ordem social que vigora silenciosamente onde os pretos, quando chamados, é somente para concordar.
LOC: O TRABALHO DE ANA CRUZ É PESQUISADO POR DIFERENTES PENSADORES E FAZ PARTE DA OBRA LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA NO BRASIL: ANTOLOGIA CRÍTICA. PUBLICADA EM 4 VOLUMES EM 2011, A COLETÂNEA RESGATA AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS NEGRAS AFRODESCENDENTES DESDE O PERÍODO COLONIAL. PRA ENCERRAR NOSSA HOMENAGEM, OUÇA AGORA SALVE BENGUELAS. OP: https://www.youtube.com/watch?v=B6445JAN5-M&t= 3s&ab_channel=BiscoitoFino - Canto de Ossanha (Baden Powell - Os Afro-Sambas) - POEMA 3
Mãe disse. Se a tristeza estiver inscrita entre
as novas alegrias,
A receba com toda devoção. Sofra, mas sem
render-se ao sofrimento.
A força do meu canto mora dentro de mim.
É maculêlê, maracatu, jongo, capoeira e Caxambu.
Tambores de minas, lamento do blues
Improviso do jazz.
Ventos e coriscos de Inhasã.
Feito reza, o meu canto é herança de mulheres
destemidas, Benguelas!
Com a memória e a força da cultura teceram os
instrumentos da liberdade.
Meu canto carrega as maravilhas do milagre do amor.
LOC: ANA CRUZ AFIRMOU AINDA QUE “É TAMBÉM ATRAVÉS DA LITERATURA QUE A IDENTIDADE DE UMA NAÇÃO SE CONSTRÓI E SE RESSIGNIFICA. CABE A LITERATURA TRAZER À TONA AS DIFERENTES VOZES E PENSAMENTOS QUE ESTRUTURAM ESTA NAÇÃO.” AGORA DEIXO VOCÊ NA COMPANHIA DE JUSSARA GASPAR INTERPRETANDO CANÇÃO DELA: DEUS É UMA MULHER PRETA.
ESSE FOI O ENCANTOS DE VERSOS, PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO, DEDICADO A POETISA MINEIRA ANA CRUZ.
BG
E, ASSIM, A GENTE ENCERRA O AUTORES E LIVROS DE HOJE.
SOU ANDERSON MENDANHA E O AUTORES E LIVROS TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E JOSEVALDO SOUZA.
OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA, VOLTAMOS SEMANA QUE VEM. ATÉ LÁ. BOA LEITURA!