Após reunião no STF, Eunício mantém votação sobre afastamento de Aécio Neves — Rádio Senado
Votações

Após reunião no STF, Eunício mantém votação sobre afastamento de Aécio Neves

Após se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou que o Plenário vai decidir nesta terça-feira (03) sobre o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) determinado pela primeira turma do STF. Eunício Oliveira afirmou que não pode adiar votação para a qual foi aprovado regime de urgência solicitado pela quase totalidade dos líderes e aprovado em votação nominal.

02/10/2017, 19h21 - ATUALIZADO EM 02/10/2017, 21h28
Duração de áudio: 01:17
Presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) se reúne com presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na sede do tribunal para tratar sobre o afastamento do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Marcos Brandão / Agência Senado

Transcrição
LOC: APÓS SE REUNIR COM A PRESIDENTE DO STF, CÁRMEN LÚCIA, O PRESIDENTE DO CONGRESSO EUNÍCIO OLIVEIRA AFIRMOU QUE O SENADO VAI MANTER PARA ESTA TERÇA-FEIRA A VOTAÇÃO SOBRE O AFASTAMENTO DO SENADOR AÉCIO NEVES. LOC: EUNÍCIO OLIVEIRA AFIRMOU QUE OS PODERES DEVEM MANTER O DIÁLOGO, COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). TÉC:O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Entre os assuntos tratados esteve o afastamento do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais. O Supremo vai julgar, em uma sessão prevista para o dia 11 de outubro, uma ação direta de inconstitucionalidade que decidirá se cabe ao Senado e à Câmara analisar o afastamento de parlamentares após decisão do STF. O Senado aprovou na última quinta-feira um requerimento de urgência apresentado por líderes partidários para deliberar em Plenário sobre a decisão do STF que afastou Aécio. Eunício Oliveira disse que a votação no Senado, prevista para esta terça, está mantida. (Eunício) Eu não tenho como adiar uma votação que foi feita através de um regime de urgência, assinada por quase a totalidade dos líderes e aprovada em voto nominal, em votação nominal, e não em votação simbólica. Agora, vamos aguardar até amanhã, em relação a essas medidas que foram colocadas à disposição do Supremo para que o Supremo possa se manifestar, sim ou não. (REP) Eunício Oliveira afirmou que o Senado e o STF tem mantido uma relação de diálogo para evitar uma crise entre os Poderes. Da Rádio Senado, Rebeca Ligabue. ADI 5526

Ao vivo
00:0000:00