Covid-19

Alvaro Dias cobra recursos para centros de pesquisa em meio à pandemia

01:52Alvaro Dias cobra recursos para centros de pesquisa em meio à pandemia

Transcrição LOC: MAIS RECURSOS PARA CENTROS DE PESQUISA E UNIVERSIDADES PARA REFORÇAR O COMBATE AO CORONAVÍRUS. LOC: O PEDIDO É DO SENADOR ÁLVARO DIAS, DO PODEMOS DO PARANÁ, QUE AFIRMA QUE SEM INVESTIMENTOS É IMPOSSÍVEL PENSAR NA DESCOBERTA DE UMA VACINA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: TÉC: O senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, cobrou em suas redes sociais mais investimentos para centros de pesquisa e universidades em meio à pandemia do coronavírus. Para ele, não é possível falar em cura quando faltam recursos para a ciência. (Alvaro) Quando teremos a descoberta de uma vacina para destruir esse vírus? Há informações de que os testes só serão efetuados daqui a um ano, um ano e meio. Essa é uma informação recente. (REP) O senador lembrou que os cientistas brasileiros agiram com muita rapidez ao sequenciar o genoma do novo vírus em apenas 48 horas desde a confirmação do primeiro caso de infecção no país. O trabalho foi conduzido pelo Instituto Adolfo Lutz, com o auxílio do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford, como lembrou Álvaro Dias. (Alvaro) Temos que promover, estimular, bancar, injetar recursos, nesses institutos como Fio Cruz, Butantan Adolf Lutz e outros institutos e Universidades. (REP) O Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou, no dia 27 de março, um investimento de 100 milhões de reais em pesquisas relacionadas ao novo vírus. O primeiro edital, que será lançado pelo CNPq, vai contemplar estudos relacionados ao diagnóstico da covid-19, ao desenvolvimento de vacinas e em testes clínicos. O segundo será operado pela Financiadora de Estudos e Projetos, e é voltado para o sequenciamento em larga escala do código genético do vírus e para estudos que usam inteligência artificial para inibir a replicação viral. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

O senador Alvaro Dias (PODE-PR) cobrou em suas redes sociais mais recursos para universidades e centros de pesquisas para auxiliar no combate ao novo coronavírus. Para ele, o atual cenário requer mais investimentos no desenvolvimento de infraestrutura e tecnologias de saúde que possam levar à descoberta de uma vacina. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Ciência e Tecnologia  Coronavírus  covid-19  Desenvolvimento  Infraestrutura  Inteligência  Investimentos  Medicina  Paraná  Podemos  PR  Redes Sociais  Saúde  Senador Alvaro Dias  Tecnologia  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo