Alunos de escolas públicas devem fazer exames para diagnosticar problemas auditivos e visuais — Rádio Senado
Saúde

Alunos de escolas públicas devem fazer exames para diagnosticar problemas auditivos e visuais

Uma proposta em análise na Comissão de Assuntos Sociais estabelece que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, principalmente os estudantes do primeiro e do segundo ano, devem fazer exames para identificar problemas auditivos e oftalmológicos (PLC 104/2015). De acordo com o texto, os alunos que necessitarem serão encaminhados para tratamento médico adequado. O fornecimento de óculos e aparelhos auditivos também está previsto. Na avaliação da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a iniciativa vai fortalecer os programas de assistência à saúde de alunos, como o Saúde na Escola, e melhorar o rendimento escolar, o desenvolvimento da escrita e da leitura e a socialização das crianças com dificuldades para enxergar ou ouvir.

15/02/2018, 15h57 - ATUALIZADO EM 15/02/2018, 17h40
Duração de áudio: 01:29
agencia.ac.gov.br

Transcrição
LOC: OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DEVEM FAZER EXAMES PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR PROBLEMAS AUDITIVOS E OFTALMOLÓGICOS. LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. O OBJETIVO É GARANTIR O APOIO MÉDICO ESPECIALIZADO E MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O relatório do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, estabelece que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, principalmente os estudantes do primeiro e do segundo ano, devem fazer os exames para identificar problemas auditivos e oftalmológicos. As ações e programas articulados pelo SUS e pelas redes de educação básica devem encaminhar os estudantes que precisam para receber o tratamento médico adequado e o fornecimento de óculos e aparelhos auditivos, se for necessário. Durante o debate da proposta na Comissão de Educação, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, disse que a iniciativa vai fortalecer os programas de assistência à saúde de alunos, como o Saúde na Escola, e melhorar o rendimento escolar, o desenvolvimento da escrita e da leitura e a socialização das crianças com dificuldades para enxergar ou ouvir. (Lìdice) “Atuando dessa forma, o programa visa contribuir para redução dos fenômenos de repetência e de evasão escolares por essas causas” (REP) O projeto encaminhado pela Câmara dos Deputados, já foi aprovado pela Comissão de Educação e está em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim. PLC 104/2015 (em conjunto com PLS 483/2011 e PLC 214/2015)

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