Meio ambiente

700 toneladas de óleo já foram retiradas do litoral nordestino

01:40700 toneladas de óleo já foram retiradas do litoral nordestino

Transcrição LOC: O COMANDANTE DA MARINHA DESTACOU O TRABALHO CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS, ÓRGÃOS FEDERAIS E ESTADUIAS E VOLUNTÁRIOS NO COMBATE AO ÓLEO NO LITORAL NORDESTINO. LOC: MAIS DE 700 TONELADAS DE ÓLEO JÁ FORAM RETIRADAS DAS PRAIAS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, afirmou que as Forças Armadas estão atuando em conjunto com diversos órgãos do governo federal e dos governos estaduais na retirada do óleo que atingiu diversos pontos do litoral nordestino. O comandante ainda destacou a ação dos voluntários e afirmou que a Marinha conta com duas frentes de trabalho neste momento: (Ilques Barbosa Júnior) É uma luta sem trégua e vai prosseguir até nós sabermos exatamente qual é a origem e as responsabilidades desse acontecimento. Duas frentes estão em cursos: a investigação das causas e a neutralização de tudo isso que vem ocorrendo. O esforço coordenado de todos esses órgãos e voluntários permitiu a retirada de cerca de quase 700 toneladas de resíduos. (Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, afirmou que as medidas devem ser tomadas com celeridade, já que muitas comunidades nordestinas já estão sofrendo impacto econômico pelo óleo nas praias: (Nelsinho Trad) Centenas de toneladas de petróleo poluem mais de 250 praias da região causando transtornos irremediáveis ao meio ambiente, também as populações ribeirinhas que vivem do sustento do mar, da Pesca, também aos nordestinos que hoje já amargam prejuízos no Turismo (Repórter) A Marinha criou um site para acompanhamento das ações no litoral nordestino. O endereço é marinha.mil.br/manchasdeoleo. Outro canal disponível é o telefone 185 para a informação sobre locais atingidos pelo óleo.

O comandante da marinha, Almirante Ilques Barbosa Júnior, afirmou que já foram retiradas 700 toneladas de resíduos de óleo nas praias nordestinas. Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), as ações devem ser rápidas para diminuir o impacto econômico e social nas comunidades litorâneas do Nordeste. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Comissão de Relações Exteriores  Forças Armadas  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Meio Ambiente  Pesca  Petróleo  PSD  Relações Exteriores  Senador Nelsinho Trad  Trabalho  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo