Renan Calheiros diz que Plenário do Senado poderá quebrar sigilos envolvendo Banco Master
Após encontro com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), não descartou eventuais quebras de sigilo pelo Plenário de documentos do Banco Master. Ao reforçar que uma das atribuições da CAE é fiscalizar o sistema financeiro, ele pediu ao presidente do BC acesso ao processo de liquidação do Master por fraudes e falta de capacidade de honrar compromissos.

Transcrição
Em reunião com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, solicitou uma cópia de toda documentação envolvendo o Banco Master.
Em novembro, o BC decretou a liquidação extrajudicial da instituição financeira, ou seja, o encerramento de suas atividades por graves violações, crise de liquidez e indícios de fraudes.
Renan Calheiros espera receber logo as informações sobre o histórico das transações feitas pelo Master e dos alertas sobre a incapacidade de pagamento dos compromissos assumidos com o mercado financeiro.
Ele não descartou a possibilidade de a CAE pedir ao Plenário do Senado a votação da quebra de sigilo dos dados protegidos.
(senador Renan Calheiros) "Mas nós esperamos que não haja necessidade para isso. O nosso propósito é lancetear um tumor. Esse tumor não pode continuar intacto. Se ele continuar intacto, ele vai criar metástase. Nós precisamos na CAE do Senado fazer uma varredura para termos uma regulação eficiente de modo a evitar fraudes futuras".
Ao citar questionamentos do Tribunal de Contas da União sobre a liquidação do Banco Master, Renan Calheiros declarou apoio à decisão do Banco Central de encerrar as atividades da instituição financeira.
E reforçou que a Comissão de Assuntos Econômicos vai investigar o caso com o objetivo de identificar os responsáveis pelas fraudes bilionárias.
(senador Renan Calheiros) "O Galípolo foi muito solícito porque ele se convenceu logo de que o papel da comissão é fortalecer o Banco Central, é apoiar a liquidação do Master e investigar para responsabilizar essas pessoas para que esse tipo de crime não volte a existir no Brasil. Eu acho que esse é o grande legado que pode sair da CAE do Senado Federal".
Renan Calheiros também vai pedir ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informações relacionadas ao Banco Master, além da designação de técnicos para auxiliarem o Senado nas investigações.
Também participou do encontro com o presidente do Banco Central, o senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

