Projeto prevê educação midiática nas escolas
Um projeto em debate no Senado (PL 1010/2025) propõe a inclusão da educação midiática e digital nas escolas brasileiras. A iniciativa é da senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão de Educação (CE) e busca combater a desinformação e o discurso de ódio. A proposta prevê o desenvolvimento de habilidades para o uso crítico das redes sociais e da internet, com destaque para temas como proteção de dados, ética no uso da inteligência artificial e respeito à diversidade.

Transcrição
A educação midiática e digital é aquela que promove o desenvolvimento de habilidades para lidar com o ambiente de difusão e diversidade de informações, principalmente através da internet e das redes sociais. A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, presidente da Comissão de Educação, apresentou uma proposta que prevê a inclusão de educação midiática nas escolas brasileiras, como forma de combate ao discurso de ódio e a desinformação.
(senadora Teresa Leitão) "Em sintonia com os desafios impostos pelas redes e pelas novas tecnologias, apresentei o PL 1.010, que trata de normas gerais de caráter nacional para a educação midiática e digital no enfrentamento às redes de desinformação".
Entre os pontos a serem estudados pelos alunos brasileiros nesta área devem estar o respeito à diversidade, a proteção de dados pessoais, o uso ético de sistemas de inteligência artificial, o combate ao discurso de ódio e à desinformação e a proteção dos direitos dos autores. Os temas deverão ser tratados de forma transversal, em várias disciplinas. O projeto apresentado por Teresa Leitão ainda será debatido pelas comissões temáticas do Senado Federal. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

