Julho Dourado será destinado à saúde dos animais domésticos e de rua
A primeira lei sancionada em 2026 (Lei 15.322/2026) institui a campanha Julho Dourado, destinada à promoção da saúde dos animais domésticos e de rua e à prevenção de zoonoses. Segundo o texto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7), a iniciativa vai promover ações para a qualidade de vida e adoção dos animais abandonados, além de conscientização sobre medidas preventivas de zoonoses.

Transcrição
A primeira lei sancionada em 2026 oficializa a campanha Julho Dourado, destinada à promoção da saúde dos animais domésticos e de rua, à prevenção de zoonoses e à adoção dos abandonados.
Para que isso saia do papel, a campanha prevê a realização de palestras, seminários, mobilizações e outras atividades. A lei ainda define como objetivo a divulgação de preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Unesco.
Relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, que é médico veterinário, reforçou que os cuidados com os animais também é questão de saúde pública.
(senador Wellington Fagundes) "Então, o mês, será exatamente o mês de Julho Dourado, será para chamar a atenção que nós temos que cuidar dos animais para que também as doenças não cheguem em casa. Então, as castrações, os animais, vacinações são extremamente importantes, como outros, cuidados, adoção dos animais e tudo o que é necessário. Porque hoje, com o abandono dos animais, principalmente no pós-pandemia, o número de doenças transmitidos dos animais para os seres humanos tem aumentado muito mais".
Hoje, o Abrigo Flora e Fauna ajuda mais de mil animais no Distrito Federal. O vice-presidente da instituição, Wellington Fabiano, avalia que o Julho Dourado vai contribuir para o trabalho das ONGs.
(Wellington Fabiano) "vai ser mais um mecanismo para ajudar as ONGs, os protetores, para a gente conscientizar as pessoas. E no ato da adoção já dá até para estar falando sobre isso também, que é um projeto que está sendo lançado. Então ajuda a gente a conscientizar as pessoas".
A nova lei também incentiva a iluminação ou decoração na cor dourada em prédios públicos e privados durante o mês da campanha.
A Organização Mundial da Saúde estima que o Brasil possui cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Lana Dias.

