Posse presidencial em 2027 será em 5 de janeiro e governadores tomam posse no dia 6
A partir de 2027, a posse do presidente da República e de governadores não acontecerá mais no dia primeiro de janeiro. A mudança foi definida por emenda constitucional promulgada em 2021 (EC 111/21). Com a alteração, a posse do presidente e do vice-presidente passa a acontecer no dia cinco de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores tomarão posse no dia seis.

Transcrição
A partir de 2027, a posse presidencial e dos governadores não acontecerá mais no dia 1º de janeiro, de modo a evitar o choque com as festas do início do ano. Uma emenda constitucional promulgada em 2021 alterou as datas, como explica o senador Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais.
(senador Rodrigo Pacheco) A Emenda Constitucional altera, a contar das eleições de 2026, as datas de posse do Presidente e do Vice-Presidente da República para o dia 5 de janeiro e dos Governadores e dos Vice-Governadores para o dia 6 de janeiro. Atualmente, as cerimônias de posse acontecem no dia 1º de janeiro.
A ideia é que os governadores eleitos, bem como a população em geral, possam participar presencialmente das duas cerimônias. As eleições de presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais em 2026 acontecem em outubro. O primeiro turno ocorre no dia 4 e, em caso de necessidade, o segundo turno para presidente e governadores acontece no dia 25. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

