Senado celebra bicentenário de nascimento de Dom Pedro II
O Senado celebrou em sessão especial, nesta terça-feira (16), os 200 anos do nascimento de Dom Pedro II. Na cerimônia, os senadores destacaram as virtudes do monarca como estadista que por mais tempo governou o país. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) destacou que resgatar o legado de Dom Pedro II é uma forma de modificar o momento atual do Brasil.

Transcrição
Em sessão especial realizada no plenário do Senado nesta terça-feira, os senadores homenageram o Imperador Dom Pedro II por ocasião do bicentenário de seu nascimento, que ocorreu no dia 2 de dezembro. Autor do requerimento para a celebração, o senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, acredita que resgatar o legado de Dom Pedro Segundo é uma forma de modificar o momento atual do Brasil.
Uma das travas da nossa nação, eu acredito, é a falta de a gente valorizar aqueles que nos trouxeram até aqui, esse país magnífico que é o Brasil, que tá passando por uma turbulência agora, mas que vai triunfar. na verdade, na justiça, antes do que a gente imagina e começa hoje.
Também participaram da solenidade, o senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, o trineto de Dom Pedro II, Bertrand de Orléans e Bragança, o historiador Laudelino Oliveira e a sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Maria de Fátima Argon, que falou sobre o papel de Dom Pedro II na construção do patrimônio científico e cultural do país.
O seu reinado coincidiu com o momento decisivo de consolidação das instituições nacionais e ele compreendia que o fortalecimento do país passava necessariamente pelo investimento no conhecimento, na educação e na cultura.
Dom Pedro II governou o país por 49 anos, desde a declaração antecipada de sua maioridade, com apenas 14 anos, até a proclamação da República, em 1889. Da Rádio Senado, Douglas Castilho.

