Aprovada doação de aeronaves e viaturas blindadas para países vizinhos
O Senado aprovou nesta terça-feira (16) dois projetos que autorizam o Executivo a doar aeronaves e viaturas militares para o Uruguai e o Paraguai (PL 331/2020 e PL 2911/2022). O objetivo é garantir o combate ao crime organizado, por meio da cooperação e da integração regional. As propostas seguem para sanção presidencial.

Transcrição
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que autoriza o Executivo a doar para o Paraguai dois helicópteros da Polícia Federal. O objetivo é garantir condições para que o país vizinho promova ações de prevenção e combate ao crime organizado, como o tráfico de drogas e armas, o contrabando e o descaminho.
O relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lembrou que a medida terá reflexos positivos no Brasil, uma vez que as missões das forças de segurança paraguaias vão mirar a atuação das organizações criminosas na fronteira entre os dois países.
De fato, a criminalidade organizada e outras ameaças à incolumidade da população ultrapassam as fronteiras geográficas e, por isso, exigem respostas coordenadas e eficazes entre os países da América do Sul.
O projeto também autoriza a doação de dois helicópteros da Marinha do Brasil para a Armada Uruguaia, para uso em ações de transporte e apoio logístico.
O Senado ainda aprovou a proposta que autoriza a doação de seis viaturas blindadas de combate ao Exército do Paraguai. Integrante da Comissão de Relações Exteriores, o senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, destacou a importância dos projetos.
Eu acho que são gestos de cooperação na defesa com os nossos vizinhos, de forma que eu acho que fazemos justiça à iniciativa do governo brasileiro, do Ministério da Defesa, no caso do Exército, e os blindados são do Exército, que são utilizáveis, sim, e vão ajudar os nossos vizinhos que fazem fronteira conosco.
Os projetos seguem para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

