Subcomissão debate incorporação de vacinas e terapias contra o câncer no SUS
A Subcomissão de Prevenção e Tratamento de Câncer discutiu a ampliação da oferta de vacinas, terapias e medicamentos no SUS. O debate, solicitado pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL), teve como foco a busca por ações mais efetivas para pacientes oncológicos. A parlamentar esteve recentemente na Rússia e na Inglaterra para conhecer novas tecnologias em vacinas. Na mesma reunião, os integrantes da subcomissão aprovaram a realização de uma nova audiência pública para tratar da regulamentação e da incorporação de tratamentos de alto custo na rede pública.

Transcrição
A Subcomissão de prevenção e tratamento de câncer debateu a incorporação de vacinas, medicamentos e terapias no SUS para prevenção ou tratamento dos diferentes tipos da doença.
Segundo a coordenadora Monitoramento de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Carolina de Freitas Lopes, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, Conitec, monitora as vacinas contra o câncer, que é uma das prioridades da pasta.
Segundo ela, 41 vacinas estão em desenvolvimento, a maioria ainda em fase de pesquisa clínica, porém, o número ainda é pequeno.
(Ana Carolina de Freitas Lopes): "E apenas duas delas têm centros de pesquisa no Brasil, então a gente vê que elas estão em desenvolvimento para ainda uma grande variedade de indicações clínicas, que bom que temos duas com centros de pesquisa no Brasil, mas esse número ainda é muito pequeno, então uma das ações apoiadas por esse estudo e atualmente em curso na nossa secretaria é um esforço em trazer mais estudos como esses para o nosso país."
Para a gerente de advocacy do Instituto Oncoguia, Helena Esteves, há uma disparidade entre os avanços tecnológicos no tratamento do câncer evidenciada pela judicialização da saúde. Ela defendeu o fortalecimento da participação social na Conitec para garantir equidade no cuidado aos pacientes.
A reunião foi realizada a pedido da senadora Dra. Eudócia, do PL de Alagoas, que visitou, recentemente, a Rússia e a Inglaterra para conhecer a tecnologia desenvolvida por eles no desenvolvimento de vacinas oncológicas. Para a senadora, é necessário que o assunto seja mais debatido para que haja ações efetivas voltadas para os pacientes oncológicos.
(Dra. Eudócia): "A maioria, infelizmente, dos nossos pacientes já chegam em estágio avançado do câncer. Nós temos que unir forças, junto com o Ministério da Saúde, através da Conitec, através de Anvisa, para que a gente possa diminuir esse prazo que coloca para cada medicamento e também para a incorporação dos medicamentos."
Foram ouvidos também representantes de institutos, associações e federações médicas.
A reunião também aprovou o pedido de realização de nova audiência pública para debater propostas relacionadas à regulamentação e à incorporação no sistema de saúde de terapias, vacinas e medicamentos de alto custo para tratamento do câncer. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

