CPI do crime organizado ouve o governador do Rio de Janeiro na quarta-feira
A CPI do Crime Organizado vai ouvir nesta quarta-feira (3) o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Segurança Pública, Victor César Carvalho dos Santos (Req 1/2025). Relator, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) disse que o Rio, ao lado de São Paulo, é base territorial das duas maiores e mais influentes facções criminosas do país. Já o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), destacou que a comissão tem "o desafio de fazer uma faxina moral nos estados".

Transcrição
Nesta quarta-feira, a CPI do Crime Organizado deve ouvir o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do secretário estadual de Segurança Pública, Victor César dos Santos.
Os dois foram convidados para apresentar suas experiências e sua visão sobre as ações e estratégias de enfrentamento às milícias.
O relator, senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, destacou que o Rio de Janeiro, ao lado de São Paulo, "é hoje base territorial das duas maiores e mais influentes facções criminosas do país".
Já o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, considera fundamental ouvir os governadores para "enfrentar o desafio de fazer uma faxina moral nos estados".
(senador Fabiano Contarato) " Essa CPI, ela tem que jogar luz nesse andar de cima, não tenho dúvida disso. No Rio de Janeiro, cinco ex-governadores foram presos; envolvimento de membros do Tribunal de Contas do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, polícias; isso é um problema muito sério."
O consultor do Senado, Gilberto Guerzoni, lembrou que o governador Cláudio Castro vem à CPI no contexto das 121 mortes provocadas pela ação policial no dia 28 de outubro de enfrentamento ao Comando Vermelho.
(Gilberto Guerzoni) "O episódio no Rio de Janeiro, do combate ao crime organizado, tanto acelerou a votação do projeto de lei antifacção, quanto gerou a criação da CPI do crime organizado, então o tema do crime organizado deve estar presente fortemente nos debates dessa semana."
A reunião desta quarta-feira da CPI do crime organizado, com a presença do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, está marcada para as nove horas da manhã. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

