Comissão aprova regulamentação da profissão de multimídia
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou projeto que regulamenta a profissão de multimídia (PL 4816/2023). O texto define como profissionais da área aqueles capacitados para atuar na criação, edição, gestão e distribuição de conteúdos em mídias digitais. O relator, senador Alan Rick (Republicanos-AC) destacou a importância desses trabalhadores para a economia criativa e para a divulgação da cultura nacional.

Transcrição
A Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto que regulamenta a profissão de multimídia. De acordo com a proposta, o profissional de multimídia seria aquele de nível superior ou técnico apto a exercer atividades em áreas de criação, produção, captação, edição, planejamento, gestão, organização, programação, publicação, disseminação ou distribuição de conteúdos de sons, imagens, animações, vídeos e textos nos diferentes tipos de mídias eletrônicas e digitais de comunicação e entretenimento. O relator do projeto, senador Alan Rick, do Republicanos do Acre, afirmou que, nos tempos atuais, esses profissionais auxiliam na divulgação dos conteúdos e da cultura nacional.
(senador Alan Rick) "Ressalte-se também o fortalecimento de setores estratégicos da chamada economia criativa, que tem forte impacto cultural e simbólico. Games, audiovisual, digital, animações e publicações eletrônicas não apenas movimentam a economia, mas expressam identidades, valores e narrativas brasileiras em diálogo com a produção global. Em síntese, sob o viés educacional e cultural, o projeto consolida uma política de qualificação voltada para o futuro do trabalho e reforça o reconhecimento das artes e linguagens digitais como parte integrante da cultura e da produção nacional."
São considerados ainda profissionais multimídia gestores de redes sociais, produtores de conteúdo de áudio e vídeo e criadores de sites ou portais. A proposta de regulamentação não traz exigência de formação específica para a atividade. O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

