Congresso Nacional celebra 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará
O Congresso Nacional prestou homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), criada em 1835 e reconhecida pela longa contribuição ao desenvolvimento institucional do Estado. Parlamentares cearenses, entre eles a senadora Augusta Brito (PT-CE), solicitaram a solenidade para enfatizar o papel da Alece na consolidação do debate público, na produção legislativa e na preservação da tradição democrática do estado do Ceará.

Transcrição
Fundada em 1835, ainda no período imperial, a Assembleia Legislativa do Ceará é a oitava mais antiga do Brasil. Sediada em Fortaleza e composta por 46 deputados estaduais, a Casa acumula quase dois séculos de atuação na construção institucional, na defesa das liberdades e no enfrentamento de desafios históricos do Ceará, como os longos períodos de seca, além da consolidação da educação pública do estado como referência nacional.
A cerimônia foi solicitada por parlamentares cearenses, entre eles a senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, que destacou no requerimento a relevância da Alece para a formação política do Estado ao longo das últimas décadas.
Durante a sessão, a deputada Fernanda Pessoa, do União do Ceará, ressaltou o papel da Assembleia na formulação de políticas públicas que contribuíram para transformar o Estado e fortalecer a democracia ao longo dos anos. Para ela, a Casa mantém viva a tradição do debate e do diálogo que marca a história cearense.
(dep. Fernanda Pessoa) “Permanece firme, por nunca se afastou da sua missão, defender o Ceará e proteger a democracia. A Alece é a arena onde o Ceará debate com firmeza, combate com coragem e convive democraticamente com suas diferenças. A assembleia se afirma como uma instituição forte, madura, responsável e comprometida com o povo.
Estiveram presentes autoridades como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

