Prevenção do câncer de próstata é foco da campanha Novembro Azul
A campanha Novembro Azul acontece todos os anos para para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O médico urologista Rodrigo Trivilato aponta a importância dos exames preventivos, a partir dos 50 anos, já que o índice de cura com diagnóstico precoce, segundo ele, é de 90%. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a campanha favorece o aumento do acesso à informação, ao diagnóstico e ao tratamento.

Transcrição
A campanha ‘Novembro Azul’ é um movimento mundial realizado anualmente para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A glândula masculina localizada abaixo da bexiga e à frente do reto é responsável por produzir parte do sêmen, líquido que é liberado durante a ejaculação.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele.
Em 2021, foram registradas 44 mortes por câncer de próstata a cada dia; e entre 2019 e 2021, 47 mil óbitos em razão da doença.
Considerada uma doença da terceira idade, 75% dos casos em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.
Mas o médico urologista Rodrigo Trivilato alerta para a importância dos exames preventivos a partir dos 50 anos e, no caso de pacientes no grupo de risco, da raça negra ou que possuem histórico da doença na família, a partir dos 45 anos.
(Rodrigo Trivilado) "Quais são os exames? Basicamente, o PSA, que é um exame de sangue, e o toque prostático. Com a alteração de um desses exames ou, obviamente, os dois juntos, realizamos a biópsia para dar o diagnóstico do câncer de próstata. Por isso, é tão importante esse rastreamento. Quando a gente diagnostica precocemente, tem mais de 90% de chance de cura."
Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a campanha Novembro Azul é muito importante para alertar sobre uma doença que ainda mata muitos homens no Brasil.
(senador Paulo Paim) "Precisamos assumir o compromisso com políticas públicas que ampliem o acesso à informação, ao diagnóstico e tratamento. Faço um apelo: Se você é homem, cuide de si mesmo; se você é parceiro, pai ou amigo de um homem, incentive essa atitude. A prevenção salva vidas".
Os médicos alertam que o câncer de próstata não tem sintomas, por isso, a necessidade de exames periódicos. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

