Incentivo fiscal para capacitação de jovens em tecnologia avança no Senado
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou projeto que concede incentivos fiscais a empresas que investirem na capacitação de jovens em tecnologia (PL 3.040/2025). A proposta do senador Marcelo Castro (MDB-PI) permite deduzir até 5% do Imposto de Renda com despesas de qualificação.

Transcrição
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou a concessão de incentivos fiscais para empresas que investirem na capacitação de jovens entre 18 e 29 anos nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.
A proposta do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, prevê a dedução de até 5% do Imposto de Renda sobre o valor investido em programas de qualificação, incluindo gastos com material didático, instrutores, infraestrutura e remuneração dos participantes durante o curso.
Os programas deverão ser realizados em parceria com instituições públicas ou do Sistema S, como o Senai.
O relator, senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, destacou que o projeto é uma resposta à falta de profissionais e que ainda pode impulsionar a economia.
(senador Confúcio Moura) "O déficit de profissionais qualificados em tecnologia da informação representa um dos principais gargalos ao desenvolvimento econômico do país. Diante desse cenário, devemos reconhecer a necessidade de oferecer incentivos para a capacitação de cerca de 60 mil profissionais ao ano, suprindo de forma satisfatória a crescente demanda no mercado de trabalho.”
O presidente da comissão, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, reforçou a relevância da proposta diante da necessidade da formação de novos especialistas em tecnologia.
(senador Flávio Arns) “Numa área essencial para o país, para o Brasil, em tecnologia da informação e comunicação. Então, é um projeto muito interessante, importante, dada a carência, né, já atestada por inúmeras reportagens e debates e audiências nesta área.”
O projeto, que segue para a Comissão de Assuntos Econômicos, prevê a capacitação de 60 mil jovens por ano, fortalecendo a competitividade das empresas e ampliando oportunidades no mercado de trabalho. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

