Filas do SUS poderão ser divulgadas on-line
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto que determina a publicação na internet das listas de espera do SUS, com o número de pacientes e o tempo médio para cirurgias e outros procedimentos (PL 418/2024). A atualização da lista será quinzenal. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) relatou a proposta que seguirá para análise do Plenário do Senado.

Transcrição
A Comissão de Assuntos Sociais concluiu a votação de um projeto que prevê a publicação na internet de uma lista de espera de cirurgias no SUS, bem como o número de pessoas que aguardam por aquela operação e o tempo de espera para que ela aconteça. O projeto original apresentado no Senado pelo então senador Reguffe voltou para análise por ter passado por modificações na Câmara dos Deputados. Agora o texto prevê que essa lista seja atualizada quinzenalmente com qualquer procedimento realizado pelo SUS, com identificação do paciente sem uso do nome, devido a Lei Geral de Proteção de Dados. O relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais foi o senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, que teve seu relatório lido pelo senador Laércio Oliveira, do PP de Sergipe.
(senador Laércio Oliveira) "O texto do substitutivo amplia o escopo original do PLS aprovado em 2018 pelo Senado Federal ao instituir a publicação de listas de espera não apenas relativas a cirurgias eletivas, mas também a quaisquer outros procedimentos realizados no SUS, bem como a elaboração de portal eletrônico contendo os resultados de exames executados no âmbito do sistema."
A proposta passará agora por votação no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

