Comissão aprova acordos internacionais
Foram aprovados quatro acordos interncionais na Comissão de Relaçõs Exteriores nesta quarta-feira (12). O Tratado com o Cazaquistão sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal (PDL 334/2021), o Acordo com a Eslovênia sobre Troca e Proteção de Informações Classificadas (PDL 309/2024), o Acordo sobre Comércio Eletrônico do Mercosul (PDL 395/2024) e a adesão do Brasil à Convenção Aduaneira sobre o Transporte Internacional de Mercadorias (PDL 655/2025). Os acordos seguem para decisão do Plenário do Senado.

Transcrição
Os quatro projetos de decretos legislativos ratificam importantes acordos internacionais, com foco na segurança jurídica, na cooperação penal e na modernização logística do país.
Entre eles, o que trata da adesão do Brasil à Convenção Aduaneira sobre o Transporte Internacional de Mercadorias, ou Convenção TIR.
O relator, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, explicou que a medida vai permitir que caminhões cruzem fronteiras sem a necessidade de parar em cada aduana, agilizando o transporte.
(senador Nelsinho Trad) "Fazendo com que a burocracia acabe por aumentar as a o tempo de viagem e a agilidade tão importante nesses mercado. Essa convenção é o elo que faltava para tornar a rota bioceânica realmente competitiva. O efeito será mais amplo do que logístico. Não é apenas uma estrada, a rota bioceânica é um corredor de desenvolvimento que vai aproximar a economia, gerar empregos, integrar culturas."
Também foi aprovado um acordo sobre o comércio eletrônico do Mercosul, definindo regras para transações digitais seguras, proteção de dados pessoais e combate a mensagens comerciais não solicitadas. Um ponto crucial do texto é criação de um ambiente digital integrado , que torna mais fácil e seguro vender, comprar ou prestar serviços digitais entre os países do bloco.
Foi aprovado, ainda, o Tratado com o Cazaquistão sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, reforçando o combate a crimes transnacionais e a cooperação entre autoridades judiciais.
Por fim, um acordo firmado com a Eslovênia, sobre a troca e proteção mútua de informações classificadas, garantindo segurança jurídica e padronização de procedimentos.
Da Rádio Senado, Marcella Cunha

