Senado agenda sabatinas de nove autoridades
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou para a próxima quarta-feira, dia 12, um esforço concentrado destinado à sabatina e à votação de nove autoridades. Entre elas, dois ministros do Superior Tribunal Militar (STM), três integrantes para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros três para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também está na lista o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Transcrição
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou para o dia 12 um esforço concentrado destinado à sabatina e à votação na Comissão de Constituição e Justiça e à aprecição no Plenário da indicação de nove autoridades.
São elas dois ministros do Superior Tribunal Militar, três integrantes para o Conselho Nacional de Justiça e outros três para o Conselho Nacional do Ministério Público.
Também está na lista o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que teve a recondução ao cargo solicitada pelo presidente Lula.
Entre as atuações de destaque de Paulo Gonet neste período está a acusação e dos participantes dos atos do dia 8 de janeiro.
Entre os condenados pela tentativa de golpe está o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, antecipou que Paulo Gonet será questionado sobre as penas consideradas políticas.
(senador Izalci Lucas) "Eu acho que vai entrar muito a questão política porque realmente tem muitas indagações sobre o 8 de Janeiro, sobre esta questão das condenações, muitas delas sem muita prova, uma narrativa que foi construída, uma punição coletiva. Então, você não tem as penas individuais para saber o que cada um fez. Tem gente que não fez nada, vendia pipoca e está sendo condenado e outros que quebraram estão tendo o mesmo tratamento. Então, acho que vai ter muito questionamento nessa linha aí."
Já o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, citou o relatório favorável à recondução de Paulo Gonet para cargo destacando a atuação técnica nas centenas de ações e acordos de não persecução dos réus do 8 de janeiro.
Para ele, o atual procurador-geral da República terá o nome aprovado para um novo mandato de dois anos.
(senador Humberto Costa) "Espero um debate técnico. Ele tem sido um excelente procurador-geral da República, tem sido uma pessoa equilibrada e não tem nenhuma veleidade pelo protagonismo, pela exibição. Eu acho que ele tem todas as condições de ser reconduzido e eu acredito que o Senado assim o fará."
Além do 8 de Janeiro, Paulo Gonet se destacou pelas atuações na defesa do meio ambiente e da proteção dos povos indígenas, no combate à corrupção com a recomendação de penas mais duras e no enfrentamento às notícias falsas e à desinformação. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

