Senadores querem ouvir Marina Silva sobre lista de espécies exóticas da Conabio
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou um convite à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que preste informações sobre a proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) de criação de uma lista nacional de espécies exóticas invasoras. Pensada como instrumento de manejo de espécies não-nativas, a lista inclui espécies fundamentais para a agropecuária.

Transcrição
OS SENADORES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA QUEREM OUVIR A MINISTRA MARINA SILVA SOBRE PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE LISTA DE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS.
CRIADA PELA COMISSÃO NACIONAL DE BIODIVERSIDADE PARA PROTEGER ESPÉCIES NATIVAS, A LISTA INCLUI EPÉCIES-CHAVE PARA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou um convite à ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, para que preste informações sobre a proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade, a CONABIO, de criação de uma lista nacional de espécies exóticas invasoras. O requerimento de convite à ministra foi apresentado pelos senadores Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, e Zequinha Marinho, do Podemos do Pará.
Espécies exóticas invasoras são plantas, animais ou micro-organismos introduzidos fora de seu habitat natural. Sua dispersão geralmente gera impactos negativos, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Porém, algumas espécies incluídas na lista da CONABIO são consideradas chave para a produção agropecuária brasileira, como a tilápia ou o eucalipto.
De acordo com o requerimento apresentado pelos senadores, os critérios de classificação dessas espécies como invasoras são questionados até dentro do próprio governo.
Zequinha Marinho, que é presidente da comissão, informou que a audiência acontecerá assim que a agenda da ministra permitir.
Tivemos a confirmação do secretário André Ceciliano, do Ministério das Relações Institucionais, pedindo que a convocação fosse transformada em convite, porque ele garante, assim como a própria ministra consultada, que estarão aqui na primeira oportunidade, para poder fazer os esclarecimentos. Mas temos que levar em conta que a ministra vai estar no Pará, para a COP30, que começa nos próximos dias.
A Comissão de Agricultura aprovou ainda outro requerimento do senador Zequinha para a realização de audiência pública sobre propostas de fortalecimento das políticas públicas para o setor agropecuário. Serão convidados o deputado Isnaldo Bulhões Júnior, relator-geral do Orçamento de 2026, além de representantes dos ministérios da Fazenda e da Agricultura e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.
Da Rádio Senado, Raíssa Abreu.

