Brasil terá Dia Nacional e Internacional das Meninas em 11 de outubro
O Senado aprovou o projeto (PL 2562/2025) que define o 11 de outubro como o Dia Nacional das Meninas e o Dia Internacional das Meninas. O projeto tem como objetivo destinar dias específicos do ano para chamar a atenção de todos sobre a necessidade de incentivo a ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres e meninas e ao fortalecimento da participação ativa delas em todos os espaços. A proposta segue para a sanção do presidente Lula.

Transcrição
O PLENÁRIO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE DEFINE O 11 DE OUTUBRO COMO O DIA NACIONAL E O DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS.
A PROPOSTA AINDA ALTERA DE 30 DE ABRIL PARA 8 DE MARÇO A DATA EM QUE PASSARÁ A SER COMEMORADO OFICIALMENTE O DIA NACIONAL DA MULHER, FAZENDO COM QUE A CELEBRAÇÃO NO BRASIL COINCIDA COM A INTERNACIONAL. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O Senado aprovou o projeto da deputada Soraya Santos, do PL do Rio de Janeiro, que define o 11 de outubro como o Dia Nacional das Meninas e o Dia Internacional das Meninas. A proposta ainda altera de 30 de abril para 8 de março a data em que passará a ser comemorado oficialmente o Dia Nacional da Mulher, fazendo com que a celebração no Brasil coincida com a internacional.
O projeto tem como objetivo destinar dias específicos do ano para chamar a atenção de todos sobre a necessidade de incentivo a ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres e meninas e ao fortalecimento da participação ativa delas em todos os espaços.
Relatora da proposta, a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, afirmou que celebrar o Dia Nacional e o Dia Internacional das Meninas é uma forma de homenagear as cidadãs do futuro e se comprometer com a oferta de serviços públicos básicos necessários ao desenvolvimento dessa parcela da população.
o Brasil estará também se comprometendo a garantir-lhes acesso à educação pública de qualidade, a fortalecer a proteção contra a violência e a exploração,
a assegurar o acesso ao sistema público de saúde assim como a incentivar o ingresso das meninas nos fóruns onde são debatidos e
decididos temas relevantes, que impactam diretamente nas suas vidas.
O projeto segue para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

