Embaixadores destacam avanços no acordo Mercosul–União Europeia em audiência no Senado
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e o embaixador do Brasil junto à UE, Pedro Miguel da Costa e Silva, ressaltaram os progressos nas negociações do acordo Mercosul–União Europeia durante audiência pública no Senado. Os diplomatas apontaram o potencial do tratado para ampliar investimentos e gerar empregos nos países envolvidos. A sessão foi realizada a pedido do senador Nelsinho Trad (PSD–MS) e presidida pela senadora Tereza Cristina (PP–MS), que defendeu a ampliação do debate sobre os aspectos políticos do acordo.

Transcrição
O SENADO DISCUTIU O ACORDO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA, QUE CHEGOU À RETA FINAL.
EMBAIXADORES DE AMBOS OS BLOCOS DESTACARAM O OTIMISMO E OS BENEFÍCIOS DE CRESCIMENTO E EMPREGO QUE O PACTO PODE TRAZER PARA OS BLOCOS. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
A Comissão de Relações Exteriores debateu o Acordo de Parceria entre o Mercosul, formado por Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, e a União Europeia, composta por 27 países membros.
O Acordo de Parceria integrará dois dos maiores blocos econômicos do mundo e conta com acordos bilaterais de livre comércio. Para o Brasil, o Acordo deverá reforçar a diversificação das parcerias comerciais, fomentar a modernização do parque industrial e dinamizar os fluxos de investimentos.
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Senhora Marian Shuegraf, firmou os avanços das negociações, que já duram mais de 25 anos, e destacou que o acordo será vantajoso para ambas as partes, com a abertura de oportunidades de crescimento sustentável, inserção de indústrias em cadeias globais e geração de novos empregos.
(Marian Shuegraf): ". Os benefícios da melhoria da competitividade serão sentidos em todo o Mercosul, com acesso a novos mercados de exportação, mas também internamente com preços mais baixos, melhores produtos e salários mais altos."
O embaixador do Brasil junto à União Europeia, Senhor Pedro Miguel da Costa e Silva, relatou que o Mercosul já está pronto para a assinatura e que o foco agora é nos procedimentos internos da Europa, como a conclusão da tradução legal em 24 idiomas. Segundo o embaixador, há boas chances de aprovação do Acordo tanto no conselho como no Parlamento Europeu.
(Pedro Miguel da Costa e Silva): "O que eu escuto aqui é que há boas chances de aprovação no conselho, mas eles estão trabalhando na formação de consenso. Já no Parlamento Europeu, eu diria que está bastante dividido. As informações que eu recebo que também haverá votos suficientes para aprová-lo, mas será uma votação apertada."
A audiência pública foi realizada a pedido do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. A senadora Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, presidiu a sessão e reforçou que, apesar das discussões estarem no caminho certo, é necessário que haja um maior debate sobre as questões políticas.
(Tereza Cristina): "Na esfera política, eu acho que nós precisamos de mais confiança entre os dois blocos, Eu acho que nós precisamos exercitar o acordo, fechá-lo para poder exercitar. E eu tenho certeza que a hora que ele sair do papel, isso ao longo do tempo será bom , tanto para a União Europeia quanto para o Mercosul."
A reunião recebeu também a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

