Comissão vai debater a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca
A Comissão de Meio Ambiente aprovou requerimento da senadora Leila Barros (PDT-DF) para realizar audiência pública sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca. O debate vai contribuir para a análise do projeto de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propõe modernizar a legislação pesqueira e fortalecer a sustentabilidade da atividade no Brasil (PL 4.789/2024).

Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO VAI PROMOVER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PESCA.
A PROPOSTA BUSCA EQUILIBRAR GERAÇÃO DE RENDA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR. HENRIQUE NASCIMENTO.
O requerimento da senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e prevê um debate sobre os desafios da sustentabilidade pesqueira no país. A audiência reunirá representantes do governo, pesquisadores e o setor produtivo para tratar de soluções que conciliem proteção ambiental e desenvolvimento econômico.
O encontro também vai contribuir para a análise do projeto de lei que moderniza a legislação da pesca no Brasil. A proposta, apresentada pelo senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, e relatada por Marcos Rogério, do PL de Rondônia, cria regras específicas para a atividade e separa a lei da aquicultura, com foco em uma gestão integrada e ecológica dos recursos pesqueiros.
Marcos Rogério disse que o projeto representa um avanço importante para a sustentabilidade e a valorização do setor.
(senador Marcos Rogério) “O projeto introduz regulamentações mais detalhadas, em comparação com a legislação atual, em diversos aspectos, como planos de gestão para pesca industrial, acordos de pesca para pesca artesanal, normativas locais para pescarias de baixa complexidade, critérios para pesquisa pesqueira, incluindo o compartilhamento de informações com comunidades tradicionais. O projeto de lei estabelece proibições e sanções para proteger espécies e ecossistemas de forma clara e sem complicações.”
A Comissão de Meio Ambiente ainda vai definir a data da audiência para discutir a política nacional de desenvolvimento sustentável da pesca. Com supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

