Educação tecnológica pode incorporar saberes indígenas e quilombolas — Rádio Senado
Saberes tradicionais

Educação tecnológica pode incorporar saberes indígenas e quilombolas

A Comissão de Educação aprovou o projeto que inclui os saberes indígenas e quilombolas na educação profissional e tecnológica (PL 3600/2024). A proposta, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e relatada por Paulo Paim (PT-RS), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica para valorizar os conhecimentos tradicionais e evitar a apropriação cultural.

14/10/2025, 12h09
Duração de áudio: 01:52
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO FINALIZOU, NESTA TERÇA-FEIRA, A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE INCLUI OS SABERES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. A PROPOSTA SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER MARCELA DINIZ: O projeto muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para determinar que o contexto social da educação profissional inclua a consideração dos conhecimentos tradicionais indígenas e quilombolas. E também modifica a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, para determinar que as necessidades regionais e sociais desses grupos sejam levadas em conta no fomento à expansão dessa modalidade educativa. O relator, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, sublinhou que a consideração aos saberes de povos originários e comunidades quilombolas exigirá da educação tecnológica o desenvolvimento de metodologias de ensino e avaliação adequados e de materiais didáticos sem representações estereotipadas. Para tudo isso, esses grupos sociais devem ser ouvidos. O senador também cita o cuidado para não haver apropriação cultural - ou seja, a usurpação do conhecimento de um grupo marginalizado por um grupo dominante, com o esvaziamento de significados e apagamento da cultura que originou aquele saber: (senador Paulo Paim) "Será necessário estabelecer mecanismos de consulta às comunidades indígenas e quilombolas, para garantir que suas perspectivas sejam efetivamente incorporadas ao processo educacional, evitando apropriação cultural ." O senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, é o autor do projeto que agora segue para análise da Câmara dos Deputados. Para ele, a mudança enriquecerá o processo educacional "com perspectivas voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao respeito ambiental"; além de aliar preparação para o trabalho com preservação de culturas. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

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