Senadores destacam importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
A campanha Outubro Rosa de conscientização sobre câncer de mama e de colo do útero já começou e conta com o apoio de senadoras e senadores. Os parlamentares ressaltaram a importância do diagnóstico e tratamento precoce, em um momento em que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no país. Os dois tipos de câncer estão entre os mais comuns em mulheres no Brasil.

Transcrição
OUTUBRO ROSA É MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO.
A PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NO SENADO TAMBÉM INCLUI UMA COLABORAÇÃO COM O HOSPITAL DE AMOR, REFERÊNCIA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER. REPÓRTER LANA DIAS.
A campanha Outubro Rosa deste ano já começou e os senadores demonstraram apoio à causa e reforçaram a importância do diagnóstico precoce em discursos no Plenário.
O Outubro Rosa é dedicado à conscientização e alerta para a prevenção do câncer de mama e o câncer do colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre mulheres no Brasil.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, são estimados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano. A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, chamou atenção para esse número e argumentou que a campanha não é apenas simbólica.
O câncer de mama é identificado por meio da mamografia. O exame pode ser realizado no SUS, mas a senadora lembrou que muitas mulheres ainda têm dificuldades de acesso a medidas preventivas.
(senadora Zenaide Maia) "Isso significa que milhares de vidas correm risco desnecessariamente pela falta de acesso a um exame que pode salvar essa vida. Cada dia perdido aumenta o risco de complicações, torna os tratamentos mais agressivos e compromete a chance de cura."
O senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, também fez o alerta para diagnóstico e tratamento precoce do câncer.
(senador Jorge Seif) "Cuidem-se! Procurem a prefeitura, procurem postos de saúde, procurem seus representantes. Não deixem para depois. Não posterguem o tratamento da sua saúde, porque a sua vida é muito importante para o Brasil."
A programação do Senado para o Outubro Rosa inclui uma ação com o Hospital de Amor, referência no tratamento e prevenção do câncer. A mascote do hospital, o elefante Mamu, irá circular pelos corredores do Congresso na quarta-feira, dia 8. Além dos passeios no parlamento, um inflável do elefante Mamu de 11 metros de altura ficará instalado na cúpula do Congresso até esta sexta-feira. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

