Aprovado voto de aplauso à escritora Conceição Evaristo
A Comissão de Educação aprovou voto de aplauso à escritora, poetisa, professora e ativista negra, Conceição Evaristo, laureada na segunda-feira (29) com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais. O autor do pedido (REQ 43/2025) foi o senador Humberto Costa (PT-PE). Em março, Conceição Evaristo veio ao Senado para receber o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, reconhecimento da importância de sua trajetória para a causa feminina no Brasil.

Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU UM VOTO DE APLAUSO À ESCRITORA MINEIRA CONCEIÇÃO EVARISTO, LAUREADA COM O TÍTULO DE DOUTORA HONORIS CAUSA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS NA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO.
EM MARÇO, CONCEIÇÃO EVARISTO RECEBEU, DO SENADO, O DIPLOMA MULHER CIDADÃ BERTHA LUTZ, RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE SUA LITERATURA PARA A VIDA DAS BRASILEIRAS. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Em 98 anos de história da Universidade Federal de Minas Gerais, é a primeira vez que uma mulher negra recebe o título de doutora honoris causa, o mais importante que uma instituição de ensino superior pode oferecer a quem contribui de forma destacada para o avanço da cultura, da ciência e do conhecimento.
O voto de aplauso a ser encaminhado pela Comissão de Educação do Senado à escritora, poetisa, professora e ativista negra, Conceição Evaristo, pelo reconhecimento histórico, foi feito a pedido do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco:
(sen. Humberto Costa) "Reconhecemos não somente a sua produção cultural como escritora mas, principalmente, porque esses livros falam e todo o seu trabalho fala da necessidade da construção da igualdade racial no nosso país. E esse reconhecimento por parte da UFMG é um gesto simbólico, também, de reparação histórica e cultural."
Em 2024, Conceição Evaristo já havia feito história ao ser a primeira mulher negra eleita para a Academia Mineira de Letras.
Neste ano, em março, a escritora recebeu o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, premiação oferecida pelo Senado a personalidades de destaque na causa feminina. A indicação foi da senadora Teresa Leitão, do PT pernambucano. Na ocasião, a parlamentar destacou a dimensão social da escrita de Conceição Evaristo:
(sen. Teresa Leitão) "Seja em verso, seja em prosa, as palavras de Conceição Evaristo são a melhor representação, nas Letras brasileiras, da sofrida vivência das mulheres negras no país em que, infelizmente, ainda nos vemos às voltas com as mazelas do racismo, do patriarcado, da desigualdade econômica."
Autora de obras como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória, Olhos D'água e Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da Literatura Brasileira Contemporânea, tendo livros traduzidos e publicados também nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Em 2023, a escritora abriu a Casa Escrevivência, no Rio de Janeiro, espaço cultural no qual disponibiliza seu acervo bibliográfico e artístico para pesquisas. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

