Encontro do ParlAmericas em Brasília cobra mais avanços na igualdade de gênero
Brasília sediou, na semana passada, o 17º Encontro da Rede Parlamentar para a Igualdade de Gênero do ParlAmericas. O evento reuniu parlamentares e especialistas de 22 países para debater os avanços e os desafios persistentes na promoção da equidade de gênero nas Américas. A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) defendeu a continuidade dos avanços legislativos para reduzir as desigualdades na região.

Transcrição
TERMINOU NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO, O 17º ENCONTRO DA REDE PARLAMENTAR PARA A IGUALDADE DE GÊNERO DO PARLAMERICAS.
DURANTE DOIS DIAS, ESPECIALISTAS E PARLAMENTARES DE 22 PAÍSES, ALÉM DO BRASIL, DISCUTIRAM ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E DA EQUIDADE. REPÓRTER CESAR MENDES.
O 17º Encontro da Rede Parlamentar para a Igualdade de Gênero do ParlAmericas celebrou os 30 anos da 'Declaração e Plataforma de Ação de Pequim', adotada em 1995 pela ONU, ao final da quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, e subscrita por 189 países. Ao final dos debates, na tarde de sexta-feira, 26 de setembro, os países participantes do encontro aprovaram uma declaração conjunta que reafirma a importância da Plataforma de Ação de Pequim como referência para a promoção da igualdade de gênero; reconhece avanços; mas identifica desafios persistentes na região.
Os signatários também se comprometeram a fortalecer marcos legais, institucionais e orçamentários para defender os direitos das mulheres e meninas em toda a sua diversidade; e rejeitar discursos e ações que enfraqueçam esses direitos.
Líder da bancada feminina no Senado, a senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, participou do encontro e destacou a importância dos temas em debate.
(senadora Professora Dorinha Seabra) "São estratégias que os diferentes países adotaram, legislações que avançaram, ganhos e os principais desafios. Eu recebi aqui uma carta em que jovens do nosso país, de diferentes localidades, apresentaram as suas pautas na área da representação política feminina. A redução das desigualdades, o fim da violência contra as mulheres. Nós vamos tratar do tema e dar continuidade ao avanço legislativo, e o avanço de políticas para a redução da desigualdade e aumento da participação da mulher na política."
Composto por 35 países das Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe, o ParlAmericas busca promover a diplomacia parlamentar no sistema interamericano e tem sua sede na cidade de Ottawa, capital do Canadá. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

