Fake news sobre projeto da anistia confundem população
As fake news sobre o projeto de anistia aprovado em regime de urgência na Câmara confundem a população nas redes sociais. O regime de urgência foi aprovado para o PL 5064/2023 do deputado federal Marcelo Crivella, do Republicanos do Rio de Janeiro, e de outros parlamentares. Já a proposta do mesmo ano, também sobre o tema, apresentada pelo senador Hamilton Mourão Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, voltou a ser discutida por usuários nas redes sociais com informações falsas.

Transcrição
AS FAKE NEWS SOBRE O PROJETO DE ANISTIA APROVADO EM REGIME DE URGÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS CONFUNDEM A POPULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS.
O SERVIÇO SENADO VERIFICA EXPLICA QUE O PROJETO EM VOTAÇÃO É DE AUTORIA DO DEPUTADO MARCELO CRIVELLA, E NÃO DO SENADOR HAMILTON MOURÃO, COMO TEM SIDO DIVULGADO NA INTERNET. REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI.
Desde o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal sobre os atos golpistas de 2023, a discussão sobre o perdão aos envolvidos no 8 de janeiro se intensificou nas redes sociais e no Congresso Nacional, com a aprovação da urgência na Câmara dos Deputados para o projeto de anistia. Segundo a jornalista Ester Monteiro, do serviço de checagem de informações Senado Verifica, há confusão entre a população sobre qual texto está em votação.
O regime de urgência foi aprovado para o projeto de 2023 do deputado federal Marcelo Crivella, do Republicanos do Rio de Janeiro, e de outros parlamentares. Já a proposta do mesmo ano, também sobre o tema, apresentada pelo senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, voltou a ser discutida nas redes sociais com informações falsas.
Para Ester, a confusão pode ter surgido pelo grande número de projetos sobre a anistia propostos em 2023, além do fato de que os deputados só chegaram a um acordo sobre qual texto seria votado no dia da aprovação do regime de urgência. Quando uma matéria é aprovada dessa forma significa que será analisada mais rapidamente, podendo eliminar a análise das comissões e ir direto ao Plenário.
Monteiro diz que a ferramenta de Consulta Pública do portal E-Cidadania do Senado recebeu mais de 10 mil manifestações em 2 horas ao projeto do senador Mourão.
(Ester Monteiro) "O PL 5064 de 2023, embora trate de anistia, não é o que está em votação neste momento. Que os grupos interessados no tema estão usando esse projeto para mobilizar as pessoas nas redes sociais. E isso acaba confundindo as pessoas. E temos recebido alertas sobre a propagação da informação de que o Senado abriu consulta para o projeto de lei do senador Hamilton Mourão no Senado. A consulta começa no dia da apresentação da proposta e vai até o final da tramitação."
A Consulta Pública é um instrumento da Casa, criado há mais de 10 anos, para permitir que a população se manifeste sobre qualquer proposta legislativa em andamento.
No site da Câmara também é possível a manifestação popular de qualquer proposta pelo portal E-democracia. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti.

