Comissão de Assuntos Sociais terá audiência sobre riscos do benzeno
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou requerimento para realizar audiência pública sobre os riscos da exposição de trabalhadores ao benzeno (REQ 74/2025), substância tóxica presente em combustíveis e produtos químicos. O senador Paulo Paim (PT-RS) alertou que os profissionais mais atingidos são os da área petrolífera. A data da reunião ainda será definida.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS TERÁ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O BENZENO, SUBSTÂNCIA TÓXICA QUE PODE SER ENCONTRADA EM DIVERSOS PRODUTOS, DE FÁRMACOS A COMBUSTÍVEIS.
O SENADOR PAULO PAIM RESSALTOU QUE OS PROFISSIONAIS MAIS ATINGIDOS PELO AGENTE QUÍMICO SÃO AQUELES QUE TRABALHAM COM O PETRÓLEO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
A Comissão de Assuntos Sociais terá uma audiência pública sobre os riscos da exposição de trabalhadores ao benzeno. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a substância é altamente tóxica e cancerígena, mas muitos profissionais ainda são expostos a este tipo de produto.
(senador Paulo Paim) "Os principais profissionais expostos ao benzeno são aqueles que atuem atividade ligada à manipulação, produção, transporte ou uso de produtos derivados do petróleo, solventes e substâncias químicas industriais."
Entre os convidados para a reunião sobre o benzeno estão representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho e da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo. Também foi aprovado um requerimento do senador Flávio Arns, do PSB do Paraná e da senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal para debater a criação de medidas de enfrentamento ao retinoblastoma. As datas das audiências ainda serão definidas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

