Zequinha Marinho defende fortalecimento das ferrovias no país
O modal ferroviário representa só 17,7% da matriz de transporte brasileira, índice baixo para o tamanho do país. Na visão do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), essa situação é fruto de uma escolha histórica que gera custos elevados. O presidente da recém-criada Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas destaca a necessidade de aprimorar a Lei das Ferrovias para fortalecer o setor e reverter a priorização do sistema rodoviário, que é mais caro e poluente.

Transcrição
APENAS 17% DO TRANSPORTE BRASILEIRO É FEITO POR FERROVIAS, E PARA O SENADOR ZEQUINHA MARINHO, ISSO É RESULTADO DE UMA ESCOLHA HISTÓRICA.
ELE PRESIDE UMA FRENTE PARLAMENTAR QUE QUER MUDAR ESSA SITUAÇÃO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
O modelo ferroviário corresponde a apenas 17,7% da participação do transporte brasileiro, um valor pequeno dado o tamanho continental do país. Na opinião do senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, essa situação é resultado de uma escolha histórica que hoje gera um custo alto para o país.
O parlamentar explicou que a priorização do sistema rodoviário em detrimento do ferroviário levou ao abandono dos trilhos para focar na indústria de caminhões que, como consequência, desenvolveu um dos sistemas de transporte mais caros e poluentes do mundo, dependentes de combustíveis fósseis.
(Zequinha Marinho): "Você tem a logística mais cara do mundo, portos a distâncias enormes, precisando escoar essa produção, principalmente na área do agronegócio, da mineração e de outros insumos importantes, e tem que procurar um porto. E esse porto está sempre a uma longa distância da onde se produz. E pra isso tem que usar o caminhão, em vez de usar o trem, que levaria muito mais carga, com pouco consumo, com pouca contaminação do ambiente e assim sucessivamente. Então, estamos pagando caro por causa dessa opção feita lá no passado."
O senador Zequinha Marinho é o presidente da recém-criada Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas, modelo que prevê um contrato entre a iniciativa privada e a administração pública sem licitação. Além de apoiar esse modelo, o senador defende mudanças na Lei das Ferrovias e explica que a Frente vai promover o debate, a formulação de ações legislativas e institucionais para o fortalecimento do setor.
(Zequinha Marinho): "Essa Frente Parlamentar, ela vem para popularizar, para explicar, para fazer o debate político, para convencer aqueles que de repente tem alguma dúvida ou são incrédulos com relação a isso, porque a forma de conceder através da autorização é muito mais simples. Enquanto na concessão, aquela antiga, tradicional, é uma burocracia, um caminho muito grande a ser percorrido, aqui o empresário vai numa ponta e na outra ver tudo e solicita, requer o governo aquela autorização. O governo autoriza, ele começa a trabalhar."
A Frente Parlamentar das Ferrovias Autorizadas conta com 21 senadores e 16 deputados. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

