Seminário discute experiências internacionais para fortalecer esporte de base
A Comissão de Esporte do Senado debateu em um seminário experiências internacionais de incentivo ao esporte de base. Especialistas do Canadá e da Austrália apresentaram programas que associam financiamento público e participação comunitária. Já a professora da UFRGS, Karine Kohler, ressaltou a importância de integrar escolas, clubes e federações no Brasil. A presidente da comissão, senadora Leila Barros (PDT-DF), destacou que o objetivo é garantir às crianças e aos adolescentes o acesso ao esporte como forma de promover saúde, cidadania e inclusão social.

Transcrição
A COMISSÃO DE ESPORTE DO SENADO DISCUTIU EM UM SEMINÁRIO MODELOS INTERNACIONAIS DE INCENTIVO AO ESPORTE DE BASE E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE ATLETAS NO BRASIL.
CONVIDADOS INTERNACIONAIS COMPARTILHARAM PROGRAMAS QUE CONTAM COM O FINANCIAMENTO PÚBLICO NESTA FORMAÇÃO. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
A Comissão de Esporte do Senado realizou o terceiro painel do seminário sobre formação esportiva de crianças e adolescentes.
O objetivo foi conhecer experiências de outros países que tratam o esporte de base como prioridade e pensar alternativas para o Brasil.
Entre os convidados, especialistas do Canadá e da Austrália apresentaram programas que associam financiamento público e forte participação voluntária das comunidades locais.
A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Karine Kohler, destacou que, no Brasil, é preciso melhorar a articulação entre escolas, clubes e federações para que as crianças tenham mais oportunidades de prática esportiva.
Muitas vezes a universidade não conversa com clubes, com federações, com confederações. Ou a escola não conversa lá com a ONG que está desenvolvendo também modalidades e esportes para crianças. Então, promover alguns espaços ou momentos de conexão, porque a gente está trabalhando com as mesmas crianças. A gente tem um olhar dessa diversificação, dessa diversão dentro do esporte em todos esses locais.
Para a presidente da Comissão de Esporte, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, o debate é essencial para repensar as políticas públicas do setor.
O experimentar é na infância, na adolescência. E é justamente o foco, o nosso foco hoje, falando para aqueles que nos acompanham nesta comissão, é justamente proporcionar o acesso à criança, ao adolescente, principalmente nos primeiros anos, à atividade física, à promoção da saúde, questão de socializar. A gente perdeu muito essas conexões por causa de pandemia, principalmente essa geração.
O seminário faz parte de uma série de quatro painéis promovidos pela Comissão de Esporte.
O próximo encontro deve aprofundar o debate sobre programas nacionais e a reestruturação das políticas de formação esportiva.
Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

