CPMI do INSS ouve na quinta José Carlos Oliveira, ex-ministro do Trabalho e da Previdência
O ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho e Previdência do governo Bolsonaro, José Carlos Oliveira, será ouvido pela CPMI do INSS nesta quinta-feira (11). O presidente da Comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ressaltou que a vinda de José Carlos dá continuidade aos depoimentos de ex-ministros, ao citar a oitiva de Carlos Lupi nessa segunda-feira.

Transcrição
SENADORES E DEPUTADOS DA CPMI DO INSS VÃO OUVIR NESTA QUINTA-FEIRA O DEPOIMENTO DE JOSÉ CARLOS OLIVEIRA.
ELE FOI PRESIDENTE DO INSS E MINISTRO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA NO GOVERNO DE JAIR BOLSONARO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
O próximo depoente da CPMI da INSS será José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS entre novembro de 2021 e março de 2022 e ex-ministro do Trabalho e da Previdência entre março e dezembro de 2022 na gestão de Jair Bolsonaro.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, afirmou que José Carlos será ouvido depois de Carlos Lupi na linha de ouvir os ex-dirigentes da Previdência.
(senador Carlos Viana) "Quinta-feira é o José Carlos Oliveira, presidente que foi no período final do governo Bolsonaro, que já confirmou conosco. Nós teremos, além dele depois o ministro Carlos Gabas, que está para marcar, e o ministro Onyx Lorenzoni, que ainda não ofereceu confirmação. Os advogados estão propondo o final de setembro, mas ainda não temos data definitiva para que ele possa comparecer a CPMI."
Carlos Viana espera uma contribuição efetiva de todos os ex-ministros da Previdência.
(senador Carlos Viana) "Eles não estão convocados, eles estão convidados, então eles poderão marcar os depoimentos de acordo com o seu prazo. Se não comparecerem, serão convocados. É claro que nós temos que aos poucos e entendendo que cada um tem seu momento, mas todos virão. Eu tenho muita confiança de que todos virão para colaborar e trazer as informações, todos os ex-ministros no tempo que nós determinamos que serão investigados."
Citado nas investigações da Polícia Federal, José Carlos Oliveira teria ligação com a Conafer, uma das associações beneficiadas com descontos de aposentados e pensionistas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

