Projeto sugere a modernização da infraestrutura elétrica e de telecomunicações
Um projeto de lei apresentado no início de agosto cria o Programa Nacional de Modernização da Infraestrutura dos Setores de Energia Elétrica e de Telecomunicações (PL 3801/2025). Segundo o autor, Fernando Dueire (MDB/PE) a proposta vai promover a segurança urbana, a organização do espaço público e a preservação da paisagem e do patrimônio cultural das cidades.

Transcrição
UM PROJETO APRESENTADO NO SENADO CRIA UM PROGRAMA PARA MODERNIZAR A ESTRUTURA DA ENERGIA DO PAÍS.
ENTRE OS OBJETIVOS, ESTÃO PROMOVER A SEGURANÇA URBANA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O senador Fernando Dueire, do MDB de Pernambuco, apresentou um projeto de lei para criar o Programa Nacional de Modernização da Infraestrutura dos Setores de Energia Elétrica e de Telecomunicações.
A proposta tem como objetivo promover a segurança urbana, a organização do espaço público e a preservação da paisagem e do patrimônio cultural das cidades.
Fernando Dueire destacou experiências internacionais, como em Lisboa, em Portugal; Paris na França; e Santiago, no Chile, que já têm substituído gradualmente as redes aéreas por infraestrutura subterrânea.
No Brasil, cidades em Pernambuco e São Paulo também já fizeram a troca.
Segundo ele, os benefícios em segurança, valorização imobiliária e manutenção compensam o investimento elevado ao longo do tempo.
(senador Fernando Dueire) "Essa proposta nasce de uma constatação simples, mas inescapável: o espaço urbano brasileiro, em boa parte de nossas capitais e municípios, encontra-se marcado por um cenário caótico de fiações aéreas, fios soltos e cabos abandonados, que não apenas comprometem a estética das nossas ruas, mas também representam riscos reais à segurança das pessoas."
Fernando Dueire ressaltou ainda que a passagem dos cabos de energia e telecomunicações por debaixo da terra deixa os espaços mais organizados.
O projeto ainda será discutido nas comissões temáticas. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

