Avança o processo para a primeira concessão de hidrovia do Brasil
O Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o projeto para concessão do trecho sul da hidrovia do Rio Paraguai, entre Corumbá e Porto Murtinho (MS). É a última fase antes do edital do leilão, que deve acontecer até dezembro. Esta será a primeira concessão hidroviária do Brasil e, na avalição da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), trará vantagens econômicas e ambientais, já que o transporte por hidrovias é menos poluente do que por rodovias e ferrovias.

Transcrição
O MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS ENCAMINHOU AO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO O PROJETO PARA A PRIMEIRA CONCESSÃO DE HIDROVIA DO PAÍS.
A EXPECTATIVA É TRIPLICAR A CAPACIDADE DE TRANSPORTE NA PORÇÃO SUL DO RIO PARAGUAI, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
O Rio Paraguai nasce em Mato Grosso e deságua no Rio Paraná, na Argentina. Considerado um dos mais importantes rios da América do Sul, seu leito é essencial para o transporte de produtos agrícolas e minérios da região centro-oeste. Finalizada a etapa de consulta pública, o Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou ao Tribunal de Contas da União o projeto para concessão do trecho sul da hidrovia do Rio Paraguai, entre Corumbá e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. É a última fase do processo antes da publicação do edital do leilão, que deve acontecer até dezembro. Essa será a primeira concessão hidroviária do Brasil e, na avalição da senadora Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul, trará vantagens econômicas e ambientais:
(sen. Soraya Thronicke) "Essa é uma conquista histórica, especialmente para o Mato Grosso do Sul. A concessão vai modernizar o transporte hidroviário, reduzir custos logísticos e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Coloca o país no caminho da eficiência e da valorização dos nossos recursos naturais. Seguiremos acompanhando de perto esse processo."
Mais eficiente no consumo de combustíveis, o transporte por hidrovias é menos poluente do que por rodovias e ferrovias. Também é considerado mais seguro e tem menor custo de implantação, manutenção e operação. O trecho sul da hidrovia do Rio Paraguai tem aproximadamente 600 quilômetros de extensão. Por lá, passaram em 2023 cerca de 7.9 milhões de toneladas de minério de ferro e soja. No ano passado, o transporte na hidrovia foi prejudicado pela seca do rio. A expectativa do governo é a de que a concessão triplique o volume de cargas transportadas. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

