Plenário aprova Patrícia Barcelos na Ancine
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a indicação da comunicadora social e professora Patrícia Barcelos para a diretoria da Ancine. Durante a sabatina na Comissão de Educação, ela estacou os desafios à produção audiovisual diante do streaming e da inteligência artificial.

Transcrição
APROVADA PELO PLENÁRIO DO SENADO, INDICADA PARA A ANCINE DESTACA OS DESAFIOS DO STREAMING PARA PRODUÇÃO NACIONAL.
SENADOR COBRA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE REGULAMENTA OS SERVIÇOS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS. REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
A comunicadora social e professora Patrícia Barcelos teve o nome aprovado para a diretoria da Agência Nacional do Cinema.
Ela vai substituir Tiago Mafra dos Santos, que deixou a vaga no ano passado após o término do mandato.
Durante a sabatina na Comissão de Educação, Patrícia Barcelos destacou a importância do fortalecimento da Ancine diante dos desafios para a produção audiovisual trazidos pela inteligência artificial e pelo streaming, como as plataformas digitais.
Ela também comemorou a prorrogação da Lei do Audiovisual, que, segundo ela, é fundamental para estimular a produção independente e aumentar a competitividade do filme brasileiro no exterior.
O Brasil é um país de multiplicidades, e o audiovisual tem a potência de refletir isso nas telas com a inclusão de grupos historicamente subrepresentados, com a produção de conteúdos acessíveis, ampliando a pluralidade e a inclusão.
O relator da indicação, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, lembrou que o Senado aprovou no ano passado a regulamentação dos serviços de streaming no Brasil, incluindo a cobrança de impostos e a criação de cotas para conteúdo nacional.
Ele lamentou que a proposta do senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, esteja parada na Câmara dos Deputados.
O streaming no Brasil não recebe nenhum tipo de taxação. Todas as outras atividades do audiovisual recebem, isso tem sido importante inclusive para o desenvolvimento da indústria do audiovisual do Brasil, além do fato de que nós não temos o desenvolvimento de cotas para a produção independente no Brasil.
Patrícia Barcelos é hoje diretora de políticas e regulação da educação profissional e tecnológica no Ministério da Educação. Ela também integra o Conselho Superior de Cinema e do Comitê de Gestão do Fundo Setorial do Audiovisual.
Vinculada ao Ministério da Cultura, a ANCINE atua em diversas frentes para garantir o desenvolvimento sustentável do setor audiovisual.

