Senadores buscam diálogo contra tarifas dos EUA em comissão especial
Foi instalada nesta quinta-feira (7) a Comissão Temporária Externa criada para tratar das relações econômicas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. O grupo dará continuidade ao trabalho da comitiva de senadores que foi aos EUA dialogar com empresários e parlamentares sobre alternativas ao tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. O presidente da Comissão é o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a relatora é a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Transcrição
O SENADO INSTALOU, NESTA QUINTA-FEIRA, A COMISSÃO DO TARIFAÇO.
O GRUPO DE SENADORES DARÁ CONTINUIDADE AO DIÁLOGO ABERTO DURANTE MISSÃO EXTERNA AOS ESTADOS UNIDOS, NO FIM DO MÊS DE JULHO. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
Instalada na Comissão de Relações Exteriores do Senado, a Comissão Temporária Externa criada para tratar das relações econômicas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos dará continuidade ao trabalho iniciado em julho pela comitiva de senadores que foi aos Estados Unidos dialogar com empresários e parlamentares contra as tarifas do presidente Donald Trump.
A chamada "Comissão do Tarifaço" será composta por quatro titulares e quatro suplentes com a presidência do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul.
Para ele, foi importante abrir o diálogo com interlocutores internacionais e mostrar os efeitos negativos das sobretaxas para as duas economias.
(senador Nelsinho Trad) "Aprovamos a criação dessa Comissão Especial do Tarifaço. A nossa missão foi muito proveitosa, conversamos com os empresários americanos, com empresários brasileiros e com a classe política parlamentar, tanto democratas, que é a oposição ao Trump, quanto republicano, que é a situação ao Trump. Mostramos que essa tarifa é 'perde, perde': o Brasil perde, mas os Estados Unidos também perdem, e abrimos um canal de diálogo, isso que foi o mais importante."
Ao esclarecer que não cabe à comissão negociar diretamente, Nelsinho Trad disse que os senadores estão em contato com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para ajudar, sobretudo, os setores da economia mais impactados pelo tarifaço.
(senador Nelsinho Trad) "Que é a questão do café, das frutas, dos pescados. Você pode observar: produtos perecíveis que, alguns, já estão em container que, se não conseguir equacionar isso, vai perecer. Então, isso já foi passado para quem é de direito e nós vamos continuar cultivando a relação de diálogo. E os desdobramentos que precisar da ação do Legislativo você pode ter certeza que nós vamos fazer.
A senadora Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, é a relatora da Comissão.
Os demais titulares são os senadores Jaques Wagner, do PT da Bahia; Fernando Farias, do MDB de Alagoas. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

