Senado reconhece Carnaval de Salvador como patrimônio da cultura nacional
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, em decisão final, o projeto que reconhece o carnaval de Salvador (BA) como manifestação da cultura nacional. A presidente da Comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE) ressaltou a importância do reconhecimento oficial e brincou com a "rivalidade" entre os carnavais pernambucano e baiano. O texto segue para sanção presidencial.

Transcrição
O CARNAVAL DE SALVADOR, NA BAHIA, ESTÁ PARA ENTRAR PARA A LISTA DE PATRIMÔNIOS DA CULTURA NACIONAL, COMO JÁ ACONTECEU COM O CARNAVAL DE RECIFE, EM PERNAMBUCO.
A RIVALIDADE ENTRE AS DUAS FESTAS É BEM CONHECIDA, MAS NA HORA DO RECONHECIMENTO DO CONGRESSO, TEM LUGAR PARA TODO MUNDO! A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ:
Trilha sonora: "o mais belo dos belos (o charme da liberdade)" - Ilê Aiyê
Patrimônio da cultura nacional. Esse é o título que o Carnaval de Salvador está prestes a receber. Responsável por reunir quase um milhão de brasileiros e estrangeiros na capital baiana neste ano, a festa é marcada pela diversidade de atrações, desde os trios elétricos com nomes famosos do quarentão axé; passando pelos históricos afoxés, como o Ilê Ayiê e os Filhos de Gandhy; até grupos percussivos de fama internacional, como Timbalada e Olodum.
trilha: "Ritmos" - Núbia Axum Etiópia - instrumental - Olodum
O projeto que reconhece o carnaval de Salvador como manifestação da cultura nacional foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado em decisão final. A presidente da Comissão, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, lembrou que lei recente consagrou o mesmo reconhecimento ao carnaval pernambucano. Ela brincou com a conhecida rivalidade entre os carnavais dos dois estados nordestinos:
(sen. Teresa Leitão) "Vou dizer aos baianos que agora a Bahia copiou o Pernambuco, somos todos manifestação cultural nacional; que eu aplaudo, também, os nossos vizinhos com o mesmo fervor."
Agora, só falta a sanção presidencial para o projeto que reconhece o carnaval de Salvador como manifestação da cultura nacional virar lei. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.
trilha sonora: "Faraó" - Banda Mel

