Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa mais perto de ser declarada manifestação da cultura nacional
O projeto que declara a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa (BA) manifestação da cultura nacional (PL 2374/2022) foi aprovado na Comissão de Educação. Durante a votação, o senador Flávio Arns (PSB-PR) lembrou que centenas de milhares de fiéis vão ao município baiano todos os anos, entre os dias 28 de julho e 06 de agosto. Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta segue para a sanção presidencial.

Transcrição
A ROMARIA DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA, NA BAHIA, ESTÁ MAIS PERTO DE SER DECLARADA "MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL".
APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, O PROJETO SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
Trilha sonora: "Somos romeiros e peregrinos da esperança" - Hino oficial da Romaria do Bom Jesus da Lapa 2025
Tradição de mais de três séculos, a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é reconhecida, desde 2023, como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
E, agora, com a aprovação dos senadores, está mais próxima de ser declarada, também, "manifestação da cultura nacional".
Essa distinção abre caminho para que os romeiros cobrem do poder público políticas de apoio, valorização e segurança para as celebrações, além do registro como "bem cultural de natureza imaterial" junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan.
Ao destacar que a Romaria leva centenas de milhares de pessoas ao município baiano de Bom Jesus da Lapa todos os anos entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, o senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, deu um testemunho pessoal da grandeza da festa.
(sen. Flávio Arns) "Eu tive a oportunidade de estar, também, em Bom Jesus da Lapa alguns anos atrás, numa homenagem que foi prestada lá para a doutora Zilda Arns, logo após o falecimento dela, e foi algo impressionante. Eu até digo para o Brasil que quem não conhece Bom Jesus da Lapa, vale a pena ir para lá."
O projeto que declara a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como manifestação da cultura nacional contou com relatório favorável da senadora Augusta Brito, do PT do Ceará.
Aprovada pela Comissão de Educação em decisão final, a proposta segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

