Comitiva de senadores que foi aos EUA tem reuniões com representantes do governo federal
A comitiva de senadores que viajou aos Estados Unidos para tentar adiar a entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros se reúne ao longo desta semana com represantantes do governo federal. Segundo o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), há expectativa de que o café ainda possa ser incluído na lista de exceções da tarifa, que já contempla fertilizantes e celulose.

Transcrição
A COMITIVA DE SENADORES QUE FOI AOS ESTADOS UNIDOS NEGOCIAR O ADIAMENTO DA ENTRADA EM VIGOR DO TARIFAÇO ANUNCIADO POR DONALD TRUMP SOBRE OS PRODUTOS BRASILEIROS SE REÚNE HOJE COM REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL. REPÓRTER CESAR MENDES.
Os senadores que foram aos Estados Unidos na semana passada negociar o adiamento da entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump sobre os produtos brasileiros devem se encontrar nesta segunda-feira com a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres.
De acordo com o senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e chefiou a missão a Washington, os parlamentares vão repassar as sugestões apresentadas nos encontros com empresários e parlamentares norte-americanos.
Segundo anúncio da Casa Branca, a celulose, papel, fertilizantes e combustíveis foram poupados do tarifaço, que deverá atingir 36% das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
Mas Nelsinho Trad acredita que outros produtos podem entrar nessa lista isenção, como o café.
(senador Nelsinho Trad) "Eu penso que existe um canal aberto para poder dialogar a respeito de alguns produtos que não ficaram isentos da sobretarifa imposta pelo governo Donald Trump, dentre eles o café, um produto extremamente apreciado pelo povo americano e eles têm poucos países de onde vem o produto. O café brasileiro é de qualidade, é algo que está na mesa do café da manhã e do dia a dia do povo americano e eu entendo que o Itamaraty e o Ministério de Indústria e Comércio devem unir esforços no sentido de colocar nessa linha da isenção dos produtos o café brasileiro."
Além de Nelsinho Trad, participam da reunião no Ministério da Indústria e Comércio os senadores do PP Tereza Cristina, de Mato Grosso do Sul, e Esperidião Amin, de Santa Catarina; Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo; Fernando Farias, do MDB de Alagoas; e os petistas Rogério Carvalho, de Sergipe, e Jaques Wagner, da Bahia; além de Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

