Comitiva de senadores tem reunião com parlamentares norte-americanos nesta terça
A comitiva de senadores que está nos Estados Unidos para tentar negociar um adiamento da entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump sobre os produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, se reúne com diversos parlamentares norte-americanos nesta terça-feira (29). Segundo o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), os senadores articulam o apoio dos parlamentares norte-americanos à manifestação conjunta da Câmara de Comércio dos Estados Unidos pedindo ao governo Trump o adiamento da tarifa.

Transcrição
A COMITIVA DE SENADORES QUE ESTÁ NOS ESTADOS UNIDOS PARA TENTAR ADIAR A ENTRADA EM VIGOR DO TARIFAÇO ANUNCIADO POR DONALD TRUMP SOBRE OS PRODUTOS BRASILEIROS TEM REUNIÕES COM PARLAMENTARES NORTE-AMERICANOS NESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE CESAR MENDES.
Com a iminência da entrada em vigor da nova tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros comprados pelos Estados Unidos nesta sexta-feira, 1º de agosto, conforme o anúncio feito pelo presidente norte-americano Donald Trump, a comitiva de senadores brasileiros realiza nesta terça-feira a etapa mais aguardada da missão oficial aos Estados Unidos. Em reuniões fechadas com diversos parlamentares norte-americanos ao longo do dia, os oito senadores brasileiros tentam retomar o diálogo político entre os dois países e reforçar a posição institucional do Brasil diante da medida anunciada por Trump. Chefe da missão brasileira, o senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores, explicou a metodologia que será adotada na conversa que o grupo terá com cada parlamentar norte-americano.
(senador Nelsinho Trad) "Nós vamos mostrar a dinâmica dos nossos encontros com os parlamentares americanos. Nós estamos aqui no gabinete do senador Martin Heinrich, do Novo México. Aqui tem o currículo dele e os dez produtos importados que tem para com o Brasil. E aqui um panorama dos estados que têm mais negócios com o Brasil, com as implicações do perde-perde que essa medida leva."
Nelsinho disse que após a reunião realizada na segunda-feira na Câmara de Comércio do Estados Unidos, em Washington, os senadores articulam um apoio dos parlamentares norte-americanos à manifestação conjunta da Câmara de Comércio pedindo o adiamento da tarifa ao governo dos Estados Unidos sob a justificativa de que a medida afeta a previsibilidade das empresas, inclusive americanas; e coloca em risco cadeias produtivas inteiras, em especial nos setores de alimentos e perecíveis.
Além do senador Nelsinho Trad, integram a missão os senadores Jaques Wagner, do PT da Bahia; Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul; Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo; Rogério Carvalho, do PT de Sergipe; Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais; Fernando Farias, do MDB de Alagoas; e Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina. A missão foi aprovada por unanimidade no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

