Visitação ao Congresso atrai turistas de todo país nas férias escolares
Durante as férias escolares e o recesso parlamentar, o Congresso Nacional abre as portas para turistas de todo o país sem necessidade de agendamento, todos os dias da semana, das 9h às 17h. A visitação inclui os principais ambientes do Senado e da Câmara dos Deputados, como os Plenários, salões e o chamado “Túnel do Tempo”. Até o dia 1º de agosto, o filme em realidade 3D “O Sonho de Abdias”, sobre o ex-senador Abdias Nascimento, será exibido em horários específicos. Há também programação especial para crianças, com jogos, oficinas e brincadeiras no espaço “Crianças no Congresso”.

Transcrição
MESMO COM OS TRABALHOS LEGISLATIVOS SUSPENSOS, O CONGRESSO NACIONAL CONTINUA DE PORTAS ABERTAS PARA A POPULAÇÃO DURANTE AS FÉRIAS DE JULHO.
ALÉM DE CONHECEREM OS PRINCIPAIS ESPAÇOS DO LEGISLATIVO, OS VISITANTES AINDA PARTICIPAM DE ATIVIDADES INTERATIVAS E EDUCATIVAS. A REPORTAGEM É DE PAULO BARREIRA.
É durante o mês de julho que o Congresso Nacional se transforma em um dos principais pontos turísticos de Brasília.
Com o recesso parlamentar, os corredores são ocupados por visitantes de todas as idades e de vários cantos do Brasil, que aproveitam as férias escolares para conhecer de perto o coração do Legislativo.
A visita tem início com a exibição de um vídeo que apresenta de maneira simples e didática as funções dos Três Poderes da República e narra um pouco da história do prédio, idealizado por Oscar Niemeyer no final dos anos 1950.
Em seguida, os grupos são conduzidos pelos principais ambientes do Senado e da Câmara dos Deputados, incluindo os Plenários, salões nobres e o chamado Túnel do Tempo, um corredor subterrâneo que preserva parte da memória política do país e que liga o Plenário do Senado ao corredor das comissões.
Além da arquitetura icônica, os visitantes podem apreciar obras de renomados artistas brasileiros, como Athos Bulcão, Burle Marx e Di Cavalcanti. Durante o percurso, os guias esclarecem sobre a origem dos projetos de lei, as etapas das votações e o trabalho dos parlamentares.
A guia de visitação do Senado, Flávia Maciel, citou a curiosidade e o encantamento do público durante o passeio no Congresso Nacional.
(Flávia Maciel) “Quando eles entram, eles ficam encantados com a estrutura. Os locais que mais chamam a atenção deles é o Salão Verde, por causa das obras de arte, o Plenário do Senado, por causa da cúpula, por causa do teto, o teto é côncavo, e também o Túnel do Tempo, por ele ser subterrâneo. Eles perguntam muito sobre os processos legislativos, sobre os políticos em si”.
Segundo Flávia, a visita também contribui para uma nova percepção sobre o Parlamento:
(Flávia Maciel) “Eu acredito que a aproxima porque eles podem ver como funcionam as coisas aqui dentro, como tem pessoas reais que trabalham aqui, além dos políticos. A gente leva eles em espaços que são muito televisionados, eles ficam sabendo também sobre histórias, sobre artes, sobre políticas, sobre cultura, e acredito que muda um pouco esse imaginário que eles têm, essa visão meio negativa sobre o parlamento”.
Visitando Brasília pela primeira vez, a secretária Talita Soares aproveitou as férias com o marido para conhecer o Congresso.
Vinda de Roraima, ela revelou que o passeio superou as expectativas, sobretudo, pelas experiências culturais.
(Talita Soares) “É muito importante essa visitação porque a gente além de entender mais sobre como funcionam as decisões que são tomadas aqui no nosso país, a gente consegue visualizar tudo aquilo que a gente vê na televisão, tanto da estrutura como todas as esculturas que existem aqui, foi o que eu achei bem interessante também, que eu não conhecia, também as experiências lúdicas.
A visita ao Congresso Nacional é gratuita e ocorre todos os dias da semana, das 9h às 17h.
Em julho, não há necessidade de agendamento prévio.
Até 1º de agosto, o filme em realidade virtual "O Sonho de Abdias", que narra a trajetória do Abdias Nascimento, o primeiro senador negro do país, será exibido às segundas, quartas e sextas-feiras, para os grupos com saídas entre 10h30 e 16h.
Mais informações no site congressonacional.leg.br/visite.
Com a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

