Senado Verifica completa cinco anos de combate à desinformação
O Senado Verifica completou cinco anos. O serviço foi consolidado como um canal a ser utilizado pela população para checar a veracidade de informações sobre o Senado. Desde então, já atendeu mais de duas mil pessoas por e-mail, WhatsApp (61-981900601) e pelos canais da Ouvidoria do Senado. O Senado Verifica também tem um site que conta com mais de 40 publicações que verificam notícias sobre assuntos diversos da Casa (www.senado.leg.br/verifica). O material já alcançou quase dois milhões de visualizações.

Transcrição
O SERVIÇO DE CHECAGEM DE INFORMAÇÕES DO SENADO, O SENADO VERIFICA, COMPLETOU CINCO ANOS EM JULHO. A REPÓRTER LANA DIAS TEM MAIS INFORMAÇÕES.
O Senado Verifica nasceu cinco anos atrás com um propósito: ser um canal que pode ser utilizado pela população para checar a veracidade de informações que recebe sobre o Senado. Nesses cinco anos, o serviço já atendeu mais de duas mil pessoas por email, Whatsapp e pelos canais de ouvidoria. Além das solicitações diretas, o Senado Verifica tem um site que conta com mais de 40 publicações que verificam notícias sobre assuntos diversos da Casa. O material já alcançou quase dois milhões de visualizações.
O Senado Verifica foi criado em 2020 como forma de ampliar o combate às notícias falsas em meio à pandemia de Covid-19. A checagem de notícias é feita por uma equipe de jornalistas que recebe as solicitações dos cidadãos. O foco é verificar informações sobre o Senado, já as dúvidas sobre mandatos de senadores devem ser encaminhadas às assessorias dos parlamentares. Responsável pelo serviço, a gestora do Núcleo de Assessoria de Imprensa, Ester Monteiro, explica a importância do monitoramento e da velocidade de resposta.
Com a internet, redes sociais e aplicativos de mensagem como WhatsApp, as informações circulam muito rapidamente, o que exige da gente estar alerta constantemente, ter monitoramento e responder rapidamente. Com o desenvolvimento da inteligência artificial, por exemplo, os desafios aumentam ainda mais, porque cada dia fica mais difícil a gente identificar se um vídeo ou um áudio é produzido com o uso de inteligência artificial.
As checagens do Senado Verifica podem ser acessadas pelo site senado.leg.br/verifica. Para solicitar a verificação de alguma informação, basta acionar o serviço pelo email, no endereço senadoverifica@senado.leg.br, ou por Whatsapp, pelo número 61 98190-0601. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

