Senado libera benefício garantia-safra para produtores de região semiárida do RJ
O Senado aprovou nesta terça-feira (15) o projeto que classifica como semiárida as regiões onde se situam 22 municípios do norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro (PL 1440/2019). Por causa disso, os produtores rurais dessas localidades poderão receber o benefício garantia-safra pago aos agricultores familiares sujeitos à perda da produção por causa de falta ou excesso de chuvas.

Transcrição
O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE CLASSIFICA COMO SEMIÁRIDA A REGIÃO ONDE SE SITUAM 22 MUNICÍPIOS DO NORTE E NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. POR CAUSA DISSO, OS PRODUTORES RURAIS DESSAS LOCALIDADES PODERÃO RECEBER O BENEFÍCIO GARANTIA-SAFRA PAGO AOS AGRICULTORES FAMILIARES SUJEITOS À PERDA DA PRODUÇÃO POR CAUSA DE FALTA OU EXCESSO DE CHUVAS. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que classifica como área climática de semiárido a região que compreende 22 municípios localizados no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Por causa das estiagens, que comprometem a atividade agrícola, produtores rurais de Italva, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Conceição do Macabu, Macaé e Quissamã também passarão a contar com o benefício garantia-safra, pago para assegurar a sobrevivência de agricultores de base familiar que, por causa da falta ou excesso de chuvas, tiverem sua produção comprometida.
O projeto aprovado também prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Norte e Noroeste Fluminense. No entanto, em acordo com a liderança do governo, esse trecho da proposta será vetado pelo Executivo, disse o senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, que explicou a importância da matéria para os municípios beneficiados.
Considerando a mudança climática da nossa região, permite que o agricultor do norte e noroeste possa buscar financiamento, ter acesso ao plano safra em condições muito melhores. Isso é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária do nosso norte e noroeste, mas também da indústria. A própria Fijan manifestou apoio.
O projeto segue para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

