Nelsinho Trad sugere análise das canetas emagrecedoras para uso no SUS
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico, sugeriu ao Ministério da Saúde a submissão da semaglutida subcutânea - conhecida, popularmente, como caneta emagrecedora - à análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
O produto já foi aprovado pela Anvisa e tem eficácia reconhecida no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade.

Transcrição
SENADOR SUGERIU QUE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CONSIDERE A OFERTA DAS CHAMADAS CANETAS EMAGRECEDORAS.
UMA INDICAÇÃO LEGISLATIVA JÁ FOI ENVIADA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grossso do Sul, que é médico, sugeriu ao Ministério da Saúde que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - Conitec- discuta a compra e oferta na rede pública da semaglutida subcutânea, conhecida como caneta emagrecedora.
Já aprovado pela Anvisa, o produto tem eficácia reconhecida no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade.
Nelsinho Trad argumenta que sua inclusão no SUS deve ser avaliada com base em critérios técnicos e científicos, como exige a legislação.
Segundo ele, a análise pela Conitec vai considerar o custo-efetividade e a viabilidade de implementação.
Espero que a Conitec possa fazer essa avaliação, pesar o que se gasta na recuperação de quem tem um derrame, de quem tem diabetes, de quem tem um infarto, e disponibilizar, sob prescrição médica, através da rede pública de saúde, no SUS, as milagrosas canetas emagrecedoras para a população em geral.
A Consultoria Legislativa do Senado esclareceu que o Congresso Nacional não pode aprovar um projeto de lei para obrigar o governo a incorporar e oferecer qualquer tipo de medicamento. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

