Senado recebe exposição dos 200 anos da Confederação do Equador
A Comissão Temporária do Senado em Comemoração aos 200 Anos da Confederação do Equador abriu uma exposição no Salão Negro do Congresso nesta terça-feira (1°). Além da exposição, houve o lançamento de seis livros sobre o bicentenário do movimento. Os eventos fazem parte das atividades de encerramento da comissão criada em 2023, por iniciativa da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A exposição estará aberta para visitação até o dia 7 de julho. Os livros lançados podem ser baixados de forma gratuita por meio da Livraria do Senado.

Transcrição
SENADO RECEBE EXPOSIÇÃO PARA COMEMORAR OS 200 ANOS DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. O EVENTO FAZ PARTE DAS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DA COMISSÃO TEMPORÁRIA QUE PROMOVEU DEBATES SOBRE O EPISÓDIO HISTÓRICO. REPÓRTER LANA DIAS.
Em 1824, estados do Nordeste viveram um movimento revolucionário contra a monarquia de Dom Pedro I e pela instalação de uma república. Para comemorar os 200 anos dessa mobilização, conhecida historicamente como Confederação do Equador, a Comissão Temporária do Senado abriu a exposição "Confederação do Equador: Uma história de luta pela cidadania".
A cerimônia de abertura da exposição também contou com lançamento de seis livros do bicentenário do movimento. As publicações são resultado dos trabalhos de pesquisa e curadoria da comissão criada em 2023, por iniciativa da senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco. De acordo com a senadora, os trabalhos do grupo, em conjunto com historiadores, têm como objetivo trazer mais reconhecimento a esse marco da história brasileira.
A comissão teve o prazer de coordenar a publicação de seis obras que muito contribuirão para levar a história do movimento a um público mais amplo. Em evidência, fatos de personagens até então silenciados.
De acordo com o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, os eventos da história do Nordeste não são devidamente difundidos e reconhecidos.
A cerimônia de abertura da exposição e do lançamento dos livros faz parte do encerramento das atividades da comissão temporária dos 200 anos da Confederação do Equador. Uma audiência pública com os autores das publicações também fez parte da programação. Durante os debates, a TV Senado lançou o segundo episódio da série documental “Uma outra independência”.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 7 de julho, no Salão Negro do Congresso Nacional. Os livros podem ser baixados gratuitamente pelo site da Livraria do Senado. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

