Nova plataforma da UnB mapeia 55 anos da literatura brasileira — Rádio Senado
Literatura

Nova plataforma da UnB mapeia 55 anos da literatura brasileira

A Universidade de Brasília (UnB) lançou a plataforma digital Praça Clóvis, que reúne 230 resenhas de romances brasileiros publicados nos últimos 55 anos. O portal permite a navegação por autoria, região e temática, com o objetivo de valorizar a diversidade da literatura contemporânea e estimular novos debates e leituras.

A iniciativa foi desenvolvida ao longo de três anos pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, com a participação de cerca de 300 pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

27/06/2025, 12h12 - atualizado em 27/06/2025, 12h17
Duração de áudio: 02:43
Freepik/direitos reservados

Transcrição
A LITERATURA BRASILEIRA GANHOU UM NOVO ESPAÇO DIGITAL. A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA LANÇOU UMA PLATAFORMA COM MAIS DE 230 RESENHAS DE ROMANCES NACIONAIS, ORGANIZADAS POR REGIÃO, AUTORIA E TEMÁTICA. QUEM TRAZ OS DETALHES É A REPÓRTER JÚLIA FERNANDES. Mapear a produção literária brasileira das últimas cinco décadas e tornar esse conteúdo acessível a leitores, críticos e pesquisadores. Esse é o objetivo do portal Praça Clóvis, nova plataforma digital criada pela Universidade de Brasília.  O site reúne mais de 230 resenhas de romances escritos entre os anos 1970 e os dias atuais. As obras estão organizadas por autoria, região e temática, o que permite aos usuários diferentes caminhos de navegação. Para a coordenadora do projeto, professora Regina Dalcastagnè, a proposta é valorizar vozes esquecidas da literatura e propor uma nova forma de estudar e pensar o caminho literário.  (Regina Dalcastagnè) "O Praça Clóvis nasce da constatação de que muitos escritores e escritoras que passaram anos, décadas, uma vida inteira pensando o país e criando novos modos de falar sobre ele, estão sendo esquecidos, como se não tivessem mais nada nos dizer, o que obviamente não é verdade. Pensamos em uma plataforma virtual porque ela nos permite diferentes entradas, diferentes formas de pesquisa, além de poder ser sempre ampliada, atualizada e revisada. Mas esse projeto é também a tentativa de construir um novo jeito de pensar e estudar a literatura." A construção do portal envolveu cerca de 300 pesquisadores, do Brasil e do exterior, ao longo de três anos de trabalho colaborativo. A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UnB e conta com apoio de um comitê científico internacional. Uma das pesquisadoras do projeto, Leda Ferreira, destaca que o portal tem um perfil de valorização da diversidade: (Leda Ferreira) "Sobre os autores e os romances, publicados por grandes editoras no Brasil em 45 anos, constataram que a maioria dos escritores eram homens, brancos, de classe média e residentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Praça Clóvis busca ampliar esse nicho tão restrito, dando espaço também para autores que fogem desse perfil, autores e autoras negros de todas as regiões do país, que incorporam diferentes estilos e temáticas." O nome do portal, Praça Clóvis, remete à ideia de um espaço público de encontro, diálogo e circulação de ideias. A escolha também é uma homenagem à cultura popular brasileira, inspirada na canção homônima de Paulo Vanzolini. O site já está no ar, com acesso gratuito. Viste em  pracaclovis.com. Da Rádio Senado, sob supervisão de Anderson Mendanha, Júlia Fernandes. 

Ao vivo
00:0000:00