Comissão de Relações Exteriores acompanha retirada de brasileiros do Oriente Médio
A Comissão de Relações Exteriores segue acompanhando a situação dos brasileiros em Israel e no Irã diante da guerra travada pelos dois países. Nesta terça-feira (24), o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se reuniu com o chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty. O ministro assegurou a disponibilização de um avião pela Força Aérea Brasileira para retirar os brasileiros da área do conflito assim que a abertura do espaço aéreo permitir essa operação.

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES SEGUE ACOMPANHANDO AS NEGOCIAÇÕES PARA A RETIRADA DOS BRASILEIROS DE ISRAEL E DO IRÃ DIANTE DA GUERRA ENTRE OS DOIS PAÍSES.
O PRESIDENTE JÁ SE REUNIU COM O CHANCELER MAURO VIEIRA. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
Em meio à guerra entre Israel e Irã e à batalha de informações sobre o conflito, a Comissão de Relações Exteriores segue acompanhando a situação dos brasileiros que se encontram nos dois países.
O final de semana registrou a entrada dos Estados Unidos na guerra iniciada na madrugada de 13 de junho, com o ataque realizado por Israel à Teerã e a instalações militares e de energia atômica iranianas. Em resposta, o Irã lançou dezenas de mísseis em Telavive e Haifa.
Nessa terça-feira, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, se reuniu com o chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty, para avaliar a perspectiva de retirada dos brasileiros da zona de conflito.
(senador Nelsinho Trad) "São dezenas de brasileiros que se encontram em Teerã, no Irã; e centenas de brasileiros que se encontram em Israel. Nós estamos acompanhando de perto, aguardando os desdobramentos operacionais, para fazer com que um avião da FAB possa fazer essa repatriação; acompanhando de perto para não deixar nenhum brasileiro sem assistência."
No final de semana, O Itamaraty reforçou que o espaço aéreo de Israel permanece fechado e sem previsão de reabertura.
A orientação é que os brasileiros em Israel permaneçam nos locais de hospedagem e sigam as diretrizes de segurança do governo local.
Nelsinho disse ainda que não há operação oficial de repatriação e que os turistas que desejarem deixar o país devem avaliar, por conta própria, a viabilidade das travessias terrestres.
Ainda segundo o Itamaraty, os brasileiros deverão preencher o formulário de intenção de saída disponível no site do Ministério das Relações Exeriores para serem localizados e incluídos em listas de retirada. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

